20.10.2022 às 19:37h - Clima
O ciclone extratropical que está em formação no Litoral do Rio Grande do Sul pode trazer temporais a Santa Catarina na noite desta quinta-feira, 20, e na madrugada desta sexta-feira, 21, segundo o meteorologista Piter Scheuer.
Na maior parte do Estado, porém, a previsão é de muitas nuvens e chuva a qualquer momento, de intensidade fraca a moderada. “É um ciclone que não chega a ter impacto socioeconômico em relação a vendavais. São temporais isolados que acontecem.”
“O pior foi ontem, que aconteceu na região de São Miguel do Oeste”, destaca Scheuer. Os estragos começaram a ser registrados por volta das 18h30 desta quarta. Imagens compartilhadas na internet por moradores do Extremo-Oeste mostram os danos em lavouras, automóveis e casas.
O especialista explica que ocorreram tempestades severas no Oeste, típicas de primavera, por conta da própria formação da baixa pressão em conjunto com a umidade que vem da Amazônia.
“Mas pontualmente, uma e outra área do Estado também podem ter formação de temporais”, destaca o meteorologista.
Na sexta-feira o tempo deve melhorar aos poucos, principalmente nas áreas do Litoral, onde volta a esquentar. Ainda segue a chance de chuva, com tempo abafado do Oeste à Serra.
“Há períodos de melhora a partir da tarde e noite. No fim de semana o tempo é bom, friozinho pelas manhãs e quente durante as tardes”, diz o meteorologista.
O amanhecer tem temperaturas de 11°C na Serra, 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio-Oeste e de 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, máximas chegam a 25°C a 30°C no Litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte, atingem 19°C na Serra e 23°C nas demais regiões.
O ciclone influencia, principalmente, nas rajadas de ventos, que devem atingir os 60 km/h no Grande Oeste, ao longo do dia, e no litoral catarinense a partir do final da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos, segundo a Defesa Civil.
Fonte: ND Mais
Comentar pelo Facebook