20.10.2021 às 17:05h - Educação

Trilhas de aprofundamento serão novidades no ensino médio

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Trilhas de aprofundamento serão novidades no ensino médio
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

O Integrador Regional de Educação de Itapiranga, Elói Tessing, considera que o momento é de transformação no sistema de ensino médio.

Em 2022 entra em vigor novos métodos com objetivo de tornar o processo de ensino aprendizagem mais atrativo e eficiente. A Regional de Educação de Itapiranga participa de Projeto Piloto com 10 escolas dos 120 educandários de Santa Catarina.

O Novo Ensino Médio será implantado a partir do ano que vem com Trilhas de Aprofundamento destacando estudos de temas específicos. De acordo com Tessing, durante o mês de outubro está ocorrendo o planejamento nas escolas para definir prioridades de Trilhas que os educandários terão condições de implantar.

Será preciso uma pesquisa interna com estudantes e comunidade escolar para estabelecer as metas para a segunda série do Ensino Médio com as Trilhas de Aprofundamento.

O Integrador de Educação ressalta que o Novo Ensino Médio será obrigatório a partir de 2022 nas redes públicas e privadas.

Elói Tessing lembra que a Regional de Itapiranga iniciou o planejamento em 2020 com foco em detalhar as novidades que estão sendo implantadas. Ele observa que serão 15 aulas semanais e três tipos de trilhas que aprofundam os estudos nas quatro áreas do conhecimento, além de Trilhas Integradoras e Trilhas técnicas e profissionais.

De acordo com ele, o novo sistema vai permitir explorar melhor a potencialidade dos estudantes e gerar aprendizado específico e eficiente. O grande objetivo é atender as necessidades, expectativas e interesse dos alunos em estudar.

As Trilhas de Aprofundamento terão contexto sobre a realidade local com estudos sobre a particularidades da região. Será a grande novidade do Novo Ensino Médio a partir do próximo ano.

O Integrador Regional de Educação de Itapiranga, Elói Tessing, afirma que serão estudos que interessam aos alunos com temáticas da realidade local com maior valorização da rotina dos estudantes. Aponta ainda abordagens sobre desenvolvimento sustentável, vida do campo e vida urbana, além da iniciação profissional.

O aprofundamento no conhecimento sobre território local e catarinense gera uma expectativa animadora. Segundo o Integrador Educacional, os estudantes terão oportunidade de centralizar estudos para a iniciação profissional.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.