20.10.2020 às 08:37h - Coronavírus

Brasil registra primeiro caso de infecção em gatos

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Brasil registra primeiro caso de infecção em gatos
Reprodução/Twitter

O primeiro caso de Covid-19 em animal no Brasil foi registrado em Cuiabá, na última semana. O teste deu positivo para coronavírus em uma gata de estimação, que contraiu a doença dos tutores dela.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmou, nesta segunda-feira (19), que este foi o primeiro caso documentado no país.

O animal testou positivo pelo exame molecular de PCR, feito na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Segundo a pesquisadora, Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da universidade, a gata não tem sintomas do coronavírus.

Apesar de ser veterinária, Valéria foi convocada para testar pessoas no Hospital Universitário Julio Müller, na capital, porque ela faz parte de um grupo de estudos em testes de PCR.

Ela conta que tinha o hábito de perguntar às pessoas com Covid-19 que ela atendia, se tinham animais domésticos e se aceitavam que eles fossem testados.

Os donos da gata que teve a confirmação da doença também estavam com coronavírus e tinham alta carga viral.

Segundo a veterinária, a gata foi infectada porque teve contato com os donos durante o período de isolamento deles.

O animal pertence a um casal com um filho pequeno. Todos foram infectados em uma festa de família, em setembro. Os pais adoeceram, mas a criança ficou assintomática, assim como o animal.

As amostras colhidas foram ainda enviadas para Universidade Federal do Paraná, onde há sorologia para pets, e também para um laboratório em Minas Gerais.

Valéria e os outros pesquisadores aguardam os resultados dos exames que foram feitos nos dois estados.

A secretaria de Cuiabá informou, ainda, que o caso está sendo investigado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.

A gestora do CIEVS, Moema Blatt, orienta os doentes em isolamento domiciliar a manterem distância de gatos, pois eles podem ser vítimas, ainda que praticamente assintomáticos.

Estudos ainda estão sendo feitos para confirmar se os animais transmitem o vírus para o ser humano.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso registrou, até esse domingo (18), 135.950 casos confirmados da Covid-19 e 3.717 mortes em decorrência da doença. Uma morte foi registrada nas últimas 24 horas.

Fonte: G1

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.