20.09.2025 às 09:38h - atualizado em 20.09.2025 às 10:16h - Educação

Escola de Tunápolis vai implantar contraturno no ensino médio

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Escola de Tunápolis vai implantar contraturno no ensino médio
Foto: Ilustrativa

O Diretor relata dificuldades em ajustar a rotina escolar com novas exigências do currículo do ensino médio. O maior número de aulas obriga os educandários a realizarem adequações. As escolas que possuem ensino médio buscam alternativas para atender a legislação nacional que estabelece 3 mil horas presenciais para o curso completo. Atualmente são 25 aulas semanais com os alunos em sala de aula e mais cinco aulas não presenciais, com atividades complementares em casa. A partir de 2026 serão 30 horas de aulas presenciais.

Conforme o Diretor da Escola Padre Balduíno Rambo de Tunápolis, Renato Paulata, existe as possibilidades de 5 horas por turno ou um dia de contraturno escolar para atender as exigências curriculares.

Os ajustes no sistema de ensino médio são acompanhados pela Coordenadoria Regional de Educação e pelo Conselho Estadual de Educação. Paulata lembra que o município possui uma única escola de ensino médio e que atende estudantes de todas as comunidades de Tunápolis, além de alguns alunos de Santa Helena que frequentam o noturno.

“Para aplicar o currículo em 2026 não é possível aumentar a carga horária por turno. Os alunos dependem do transporte escolar oferecido pelo município” explica. A nova organização de turmas ainda vai depender do processo de remoção de professores, ajustes no quadro dos profissionais, chamado de concurso público e teste seletivo, que ainda será realizado.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.