20.09.2023 às 16:07h - atualizado em 20.09.2023 às 16:44h - Saúde
O Secretário da Saúde de São João do Oeste, Paulo Rech, confirmou a sequência de atendimento de oncologia, em Cascavel no Paraná. Na região, as referências são os hospitais de São Miguel do Oeste e Chapecó. O Secretário comenta que nos últimos dois anos, muitos pacientes estão optando pelo atendimento especializado no Centro de Oncologia de Cascavel, no Paraná.
Segundo Rech, existia uma recomendação para os municípios optarem por encaminhamentos em apenas dois hospitais, pois no momento a Secretaria da Saúde respeita a vontade do paciente para o atendimento de oncologia. De acordo com Paulo Rech, na tarde desta terça-feira, 19, ocorreu uma reunião com live com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde. Ele destaca que a possibilidade da centralização ocorrer no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, provocaria longa fila de espera por atendimento em uma especialidade que normalmente exige o máximo de urgência para salvar vidas.
De acordo com Paulo Rech, a situação exige diálogo e planejamento por parte da Secretaria de Estado da Saúde para evitar transtornos aos municípios do Extremo Oeste, que enfrentam dificuldades em diversos atendimentos especializados.
Na reunião desta terça-feira, 19, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina entendeu a reivindicação dos municípios do Extremo Oeste. O Secretário, Paulo Rech, destaca que a iniciativa partiu dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Guaraciaba e Guarujá do Sul, que possuem maior número de pacientes levados ao Centro de Oncologia de Cascavel. Com o ajuste, os pacientes e secretaria municipais da saúde poderão optar pelo tratamento em São Miguel do Oeste ou Cascavel. Segundo Rech, caso toda demanda que está sendo levada para Cascavel, fosse destinada para São Miguel do Oeste, não seria possível atender com a urgência necessária.
Ele menciona que esta foi uma conquista com base na reivindicação dos Secretários Municipais da Saúde e Prefeitos. Paulo Rech cita que as consultas ocorrem com agilidade em São Miguel do Oeste, porém, existe uma demora muito grande para a realização de exames e tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Comentar pelo Facebook