20.08.2025 às 21:43h - São Miguel do Oeste
Mais um caso de estelionato foi registrado em São Miguel do Oeste, elevando para 43 o total de ocorrências somente em 2025, segundo a Polícia Militar. O levantamento considera os registros feitos entre 1º de janeiro e 20 de agosto, e aponta uma média de 1 golpe a cada 5 dias.
Na ocorrência mais recente, um morador foi vítima de um golpista que se apresentou como intermediador de uma venda. A vítima acreditou que a negociação era legítima, mas o suspeito ficou com o dinheiro, sem repassar ao verdadeiro proprietário do bem.
"Infelizmente, é um tipo de golpe que temos visto com frequência. A pessoa se apresenta como confiável, mas age apenas para desviar o valor da negociação", explicou o tenente Lucas Brugnara Soccal, subcomandante do 11º BPM/Fron.
Segundo ele, o crescimento dos estelionatos está ligado ao uso de plataformas digitais e redes sociais, onde muitas das transações ocorrem sem a devida verificação.
Além de São Miguel do Oeste, o aumento tem sido observado em outros municípios do Extremo Oeste catarinense e em todo o estado. "O que chama atenção é a ousadia dos criminosos e a facilidade com que convencem as vítimas", diz o tenente.
A PM tem feito um trabalho de orientação, com postagens semanais em redes sociais e nos grupos das redes de vizinhos. A ideia é mostrar como funcionam os golpes e como evitá-los.
"Alertamos para que todos tenham atenção redobrada com anúncios abaixo do preço de mercado e com qualquer proposta que envolva intermediadores", completou.
Comentar pelo Facebook