20.07.2025 às 19:49h - Geral
A cantora, atriz e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos. Ela lutava contra quatro tumores diagnosticados no ano passado, em dois linfonodos, no peritônio (com metástase) e na ureter. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora.
Preta lutou contra o câncer anteriormente, e a doença entrou em remissão. Ela havia recebido o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou pelo tratamento quimioterápico. Em agosto daquele ano, ela passou por uma cirurgia e, em dezembro, comemorou o fim desta etapa.
No entanto, em agosto de 2024, a cantora voltou a receber o diagnóstico da doença, e recomeçou o tratamento. Em exames de monitoramento, ela foi diagnosticada com dois tumores nos linfonodos, estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo; um nódulo no ureter, tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga; e metástase no peritônio, câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.
Assim, foi preciso reiniciar o tratamento, que foi interrompido em novembro para passar por uma cirurgia de urgência, para substituir um cateter usado para drenar a urina do rim para a bexiga. Ela foi diagnosticada com cálculos renais após sentir dores na região dos rins.
O tratamento não surtiu o efeito esperado e uma nova cirurgia para a retirada dos tumores foi recomendada. O procedimento cirúrgico durou 21 horas e Preta ficou internada desde então.
Por recomendação de sua equipe médica, a cantora foi para os Estados Unidos para uma consulta com uma especialista nos tipos de tumor que ela tinha, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico. No final de janeiro, ela anunciou que passaria a usar uma bolsa de colostomia definitiva.
Quem foi Preta Gil
Nascida em 8 de agosto de 1974, Preta marcou o aniversário de 50 anos com a publicação de um livro autobiográfico, Preta Gil – Os Primeiros 50, onde conta sua trajetória de vida.
Preta tinha na família a música brasileira: filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, é sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa.
No entanto, só foi investir na carreira musical aos 29 anos, quando lançou o primeiro álbum, Prêt-à Porter, em 2003. Desde então, lançou outros três trabalhos de estúdio: Preta, em 2005; Sou como Sou, em 2012; e Todas as Cores, em 2017. Também teve dois álbuns gravados ao vivo: Noite Preta Ao Vivo, de 2010, e Bloco da Preta, de 2014.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook