20.07.2022 às 15:19h - atualizado em 20.07.2022 às 15:21h - Eleições 2022
O Cartório Eleitoral de São Miguel do Oeste iniciou nesta semana o trabalho de convocação dos mesários para as eleições que vão ocorrer em outubro deste ano. A informação foi divulgada no último sábado, 16, em entrevista para o RPN 1ª Edição.
De acordo com a chefe da 45ª Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, Deana Fanton, na última semana os profissionais estavam envolvidos no trabalho de reunir as seções eleitorais e nesta semana o objetivo é iniciar a convocação dos mesários que irão trabalhar no dia dois de outubro, data em que será realizado o primeiro turno neste ano.
Ela orientou que as pessoas com mais de 18 anos que querem ser mesários voluntários podem procurar o cartório eleitoral e deixar seu nome na lista de espera. Outra opção é pelos telefones 3621-1016 e 3621-0886. As pessoas também podem obter mais informações no site do Tribunal Regional Eleitoral, no endereço eletrônico www.tre-sc.jus.br. Conforme ela, nesse site é possível saber as vantagens de ser mesário voluntário e também os impedimentos legais, além de outras informações importantes aos interessados.
Deana afirmou que o Cartório Eleitoral de São Miguel do Oeste vai encaminhar as convocações aos mesários voluntários já cadastrados nesta semana via correio, WhatsApp e e-mail. Ela pontuou que esse trabalho de convocação e substituição será realizado até a semana que antecede a eleição e neste ano mais de 500 mesários devem trabalhar. Na comparação com a última eleição haverá um aumento no número de pessoas que terão que trabalhar, visto que além dos mais 500 voluntários, haverá ainda os delegados de prédios e auxiliares que vão trabalhar no pleito de outubro.
A chefe da 45ª Zona Eleitoral, Deana Fanton alertou que os eleitores de ao menos dois bairros de São Miguel do Oeste devem ficar atentos pois houve mudanças em relação aos locais de votação. As alterações vão envolver eleitores que votam nos bairros São Luiz e Progresso e a alteração ocorre em virtude de obras e de falta de acessibilidade nos antigos locais.
Ela citou que os votantes da Escola Guilherme José Missen vão votar neste ano no Instituto Federal de Santa Catarina e os da escola Pedro Vicari terão como local de votação a sala de treinamentos da igreja do bairro Progresso. A princípio, essas são as únicas alterações em relação a São Miguel do Oeste.
Deana Fanton comentou que os eleitores terão que votar para cinco cargos diferentes neste ano e por isso a orientação é que todos levem a sua “cola” para agilizar o processo de votação. Ela disse que a sequência dos votos será divulgada em breve pelo Tribunal Superior Eleitoral e lembrou que nessas eleições haverá a votação biométrica. Outro ponto é em relação a justificativa eleitoral que poderá ser feita pelo aplicativo E-Título ou em qualquer seção eleitoral.
A profissional lembrou ainda do voto em trânsito que precisa ser habilitado entre 18 de julho a 18 de agosto e nesses casos, os eleitores habilitados poderão votar em qualquer capital de estado do país ou em municípios com mais de 100 mil habitantes.
Comentar pelo Facebook