20.06.2022 às 16:16h - Saúde
São João do Oeste está desenvolvendo várias ações para ampliar atendimento na saúde.
Conforme o Secretário de Saúde, Paulo Rech, iniciou na semana passada mais um mutirão de cirurgias eletivas. Os procedimentos prosseguem até esta terça-feira, 21, para atender as demandas em oftalmologia de vários municípios da região.
As cirurgias ocorrem em parceria com o Hospital Santa Casa Rural que também busca alternativas para ampliar a prestação de serviços e viabilizar a manutenção do centro cirúrgico. De acordo com o Secretário de Saúde, serão 450 cirurgias oftalmológica com pacientes de municípios da região Extremo Oeste.
Paulo Rech relata a importância da eficiência no trabalho da equipe que realiza as cirurgias atraindo interesse de novas parcerias. O município também mantém a realização de cirurgias em ortopedia, cirurgias gerais e pequenos procedimentos com equipe própria do hospital.
São João do Oeste também vai promover Concurso Públic ocom vagas na área da saúde. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira, dia 24. Objetivo é a contratação imediata para agente comunitário de saúde, técnica de enfermagem e técnica em saúde bucal. Também terá cadastro de reserva para contratação de médico, enfermeira e profissional da vigilância sanitária. Paulo Rech confia na ampliação da equipe médica para atendimentos de maneira mais eficiente dos pacientes do município.
O secretário lembra que São João do Oeste está em Situação de Emergência na saúde pública. A medida foi adotada para facilitar medidas para ampliar atendimento à população. Paulo Rech lembra que hospitais de referência estão superlotados e em alerta devido ao grande número de pacientes com sintomas gripais. O Secretário conclama para as pessoas terem o máximo de cuidado ao utilizar os serviços da saúde devido ao grande número de pacientes que acaba congestionando as unidades públicas e também os hospitais.
Rech lamenta ainda que segue a dificuldade em obter alguns insumos. A falta de medicamento causa grande preocupação, pois a procura vem aumentando e não é possível efetuar as compras necessárias. O município está aguardando a liberação do Ministério da Saúde para formar a
terceira equipe da ESF e contratar novos profissionais. As demandas na área da Saúde continuam alto.
Foto(s): Arquivo Ascom/Simone Braun
Comentar pelo Facebook