20.06.2022 às 20:50h - Saúde
Após o longo período sem trabalhos presenciais, as equipes da Saúde de Itapiranga estão retomando as ações em grupos na cidade e interior. Objetivo da retomada dos grupos é fortalecer os trabalhos preventivos e reduzir o número de consultas e internações.
Conforme a Secretária de Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, uma das maiores mobilizações está nos grupos de alongamentos no centro da cidade, bairros e comunidades do interior. Ela aponta como uma atividade extremamente importante para melhorar a qualidade de vida. Os interessados podem fazer inscrição com as agentes comunitárias de saúde. Outro trabalho é com Grupo de Tabagismo com Praticas Integrativas na Saúde.
Clair Heinen também cita ações no combate a dor lombar, focado em pessoas que sofrem com dores nas costas há vários anos. O município possui parceria com a Uceff para atuação do educador físico da saúde, nas sextas-feiras na Academia do Centro Universitário Uceff. Os resultados são expressivos em tratamento de dores crônicas.
A Secretária também cita o trabalho para fortalecimento da musculatura para pacientes que realizaram cirurgias de joelho. A Saúde está viabilizando grande número de procedimentos em ortopedia. Segundo Clair Heinen, está sendo intensificado o grupo de sais temperados, atividade que visa substituir o sal puro por uma grande quantidade de temperos. Os grupos estão em atividade em várias comunidades.
A Secretária de Saúde de Itapiranga informa que 17% da população enfrenta problemas com pressão alta. O município também registra problema grande de diabetes. São frequentes os casos de necessidade de internações hospitalares que poderiam ser evitados com medidas simples. Segundo Clair Heinen, trabalhar a prevenção com alimentação saudável e atividade físicas são medidas que proporcionam grandes benefícios para a qualidade de vida.
A Secretária cita que um dos desafios é a substituição de sal para evitar agravamento da situação de pessoas que enfrentam problemas cardiovascular e outras doenças crônicas, como diabéticos e hipertensos. Também é fácil constatar situações de colesterol e triglicerídeos elevados.
O Ministério da Saúde faz avaliação por indicadores de saúde e exige medidas de prevenção. Conforme a Secretária, Clair Heinen, o município precisa seguir as determinações para atender aos programas federais. Uma das reivindicações é para aprovação do projeto na Câmara de Vereadores que permite a contratação de uma nutricionista. Clair enfatiza que a alimentação correta é fundamental para a qualidade de vida e o município necessita de um nutricionista. A secretária afirma que Itapiranga é um dos poucos municípios da região que não possui nutricionista na equipe da saúde.
Comentar pelo Facebook