20.05.2022 às 20:56h - Educação

Taxa de abandono escolar dobra e aprovação cai em SC em 2021, mostra Inep

Luiz Lerner

Por: Luiz Lerner São Miguel do Oeste - SC

Taxa de abandono escolar dobra e aprovação cai em SC em 2021, mostra Inep
Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total

As taxas de abandono escolar na educação básica em Santa Catarina dobraram em 2021 em comparação com o ano anterior. No caso do ensino médio, ficou em 7,4%. Já entre os estudantes do ensino fundamental, foi de 0,4%.

Em 2020, essas taxas estavam em 3,6% e 0,2%, respectivamente. Os dados fazem parte do Censo Escolar, que teve versão mais recente divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira, dia 19.

O percentual indica a proporção de alunos que deixaram de frequentar a escola antes do término do ano letivo.

Entre os estudantes de ensino médio, o número mais grave diz respeito à educação pública, com 8,4% de abandono — no ano anterior, estava em 4,1%. O índice é puxado pela rede estadual, com taxa de 8,7%.

No caso do ensino fundamental, o problema é mais acentuado nos anos finais desta fase dos estudos, com índice de 0,8%. Nos anos iniciais, está em 0,2%. O número também é agravado pela situação da rede pública estadual, com abandono total de 0,6%.

Santa Catarina acompanhou um movimento nacional de abandono escolar. As taxas foram de 5% no ensino médio e de 1,2% no fundamental na média do país — no ano anterior, estavam em 2,3% e 1%, respectivamente.

Também alinhado ao restante do país, o Estado teve aumento nas taxas de reprovação no ensino médio (12,1%) e fundamental (3,8%) e queda nos números gerais de aprovação — 80,5% no primeiro caso, e 95,8% no segundo.

Ao divulgar os dados, o Inep destacou que, em 2020, havia ocorrido aumento considerável nas taxas de aprovação na rede pública entre as estratégias para minimizar a retenção e o abandono escolar em meio à pandemia de Covid-19.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.