20.05.2022 às 08:56h - atualizado em 20.05.2022 às 10:00h - Extremo Oeste

Mondaí: 100 anos de colonização, histórias e conquistas

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Mondaí: 100 anos de colonização, histórias e conquistas
Foto: Ascom/Divulgação

A data 20 de maio de 1922 foi marcada pelo início da colonização no Extremo Oeste de Santa Catarina, considerando-se também a fundação de Porto Feliz. Nesta data, Herman Faulhaber, que foi Diretor da empresa Chapecó Peperi Ltda, pisou pela primeira vez no solo da nova colônia e determinou o local de sua sede administrativa, denominada como colônia Porto Feliz. Mais tarde, em 1926, como Mondaí.

Mondaí foi a porta de entrada para os imigrantes de origem alemã e posteriormente para italianos e outras etnias, principalmente de origens europeias. A trajetória histórica do município foi traçada por inúmeras dificuldades e conquistas em meio à densa floresta, às margens do Rio Uruguai. E assim, foi implantado no município, um grande polo de diversidade cultural e social que agora chega a 100 anos de história e progresso, com cerca de 12 mil habitantes e economia baseada no agronegócio, indústria e comércio.

O município de Mondaí ao longo de sua história abrigou vilas próximas, como Iporã e Riqueza, que com o passar do tempo se desmembraram e procuraram o progresso com a união de esforços locais, dada a distância entre as localidades. A antiga Vila Pinhal tornou-se distrito de Mondaí em 1953, quando passou a se chamar de Iporã. Mais tarde, em 1988, se emancipou e adotou o nome atual de Iporã do Oeste, através de um plebiscito.

Em comemoração à data histórica, a administração elaborou uma extensa programação, que iniciou no mês de abril e prossegue até este final de semana no município. Nesta sexta-feira, 20, acontecerá um desfile comemorativo com participação das escolas e entidades na Avenida Lajú às 16h, Café Colonial do Lions Clube às 17h, inauguração da Rua Coberta, lançamento do livro do centenário e homenagens às famílias colonizadoras às 18h e Show com a Família Lima às 21h, na Rua Coberta.

A programação prossegue no sábado com diversas atividades durante o dia e com destaque para o Show Nacional com o Grupo Nenhum de Nós, a partir das 21h, na Rua Coberta. Já no domingo, além de atividades durante o dia, shows com artistas nativistas locais e com o Quarteto Coração de Potro encerram as festividades do centenário de colonização de Mondaí na praça do porto, às margens do Rio Uruguai.

Foto(s): Ascom/Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.