20.05.2021 às 08:35h - atualizado em 20.05.2021 às 08:46h - Coronavírus

Falta de cuidado causa aumento de casos de Covid em Itapiranga

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Falta de cuidado causa aumento de casos de Covid em Itapiranga

Secretária da Saúde alerta para falta de cuidados e o grande aumento de casos de Covid no município. Situação é considerada preocupante no município. Itapiranga esteve próximo de zerar o número de casos de Covid e nas duas últimas semanas a escalada de contaminação disparou e agora já são mais de 100 pessoas com o vírus ativo.

Segundo Clair Heinen, é fácil identificar a causa. A secretária da Saúde argumenta que os protocolos com maior flexibilidade proporcionaram uma sensação de total liberdade. A população reduziu os cuidados com álcool gel e máscara, além de serem registradas aglomerações, principalmente nos finais de semana. Ela alerta que nenhuma forma de prevenção foi flexibilizada, apenas as pessoas tiveram mais liberdade para atividades esportivas, trabalho e lazer.

Clair afirma que o problema está na irresponsabilidade de quem não usa máscara, ignora o álcool gel e principalmente gera aglomeração, seja em família ou com amigos. A equipe da secretaria da Saúde também identificou um padrão da nova onda de casos de Covid que envolve muitos jovens. Clair Heinen informa que é comum pessoas contaminadas com idade acima 18 anos que costumam sair mais de casa e acabam propagando o vírus. Ela também observa que nesta faixa etária está a classe trabalhadora, que muitas vezes fica exposta a doença.

Com a ampliação dos grupos prioritários, a secretaria de Saúde de Itapiranga deu início à aplicação da vacina contra a Covid-19 nos munícipes com comorbidades, seguindo os critérios do Plano Nacional de Imunização. Na nova etapa já foram imunizadas 215 pessoas, sendo 83 com deficiência e 132 com comorbidades, acima de 50 anos. Nesta fase da campanha estão inclusos: hipertensos resistentes, diabéticos, doença renal crônica, cirrose hepática, obesidade mórbida, entre outros.

As pessoas que tiverem dúvidas acerca da nova fase de imunização contra o coronavírus, devem procurar a Unidade de Saúde onde estão cadastradas para mais orientações.

Para melhor organizar a aplicação da vacina, no caso de comorbidades, foi adotado um sistema de agendamento por meio das Agentes de Saúde. As pessoas inseridas nos grupos prioritários, que não foram chamadas, deverão procurar sua unidade de saúde.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.