20.04.2023 às 09:09h - Geral
A Organização Ambiental da Suécia conta com mais de 200 mil integrantes e possui contato com o Movimento do Atingidos por Barragens há mais de 30 anos. Uma visita nesta semana na região teve como objetivo conhecer projetos de energia alternativas em Itapiranga e municípios vizinhos.
Uma das integrantes da comitiva, Marie Desatnik destacou em entrevista à Rádio Itapiranga que é fundamental esta integração para ampliar a mobilização em defesa do meio ambiente. Ela cita que uma grande bandeira da entidade sueca é promover o desenvolvimento de energias alternativas com objetivo de reduzir a poluição e outros prejuízos ao meio ambiente.
O grupo permaneceu apenas dois dias em Itapiranga, porém, com tempo suficiente para conhecer as belezas da região ribeirinha ao Rio Uruguai de Itapiranga a Mondaí.
Marie Desatnik comenta que ficou impressionada com a quantidade de verde que existe na região com lindas paisagens naturais. Ela avalia que preservação do meio ambiente é significativa e isso motiva ainda mais a luta contra barragens que geram grandes impactos negativos. Segundo a ativista, a parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens pode ser ampliado, incluindo viagem de um grupo brasileiro para a Suécia. Isso já ocorreu em anos anteriores, porém, as parcerias com trocas de experiências estão sendo ampliadas.
Marie Desatnik reconhece que é preciso apoiar o progresso, porém respeitando a justiça social e preservando o meio ambiente. Ela elogia atuação do MAB no Brasil, em especial no Extremo Oeste, sendo em Itapiranga com mais de 40 anos de luta contra barragens.
A comitiva visitou o projeto de biogás na comunidade de Santa Fé Baixa, no interior de Itapiranga. O sistema de geração de energia a partir dos dejetos suínos foi abandonado pela Eletrosul, mas existe mobilização para ser retomado. A sueca também menciona preocupação com mudanças climáticas e por isso a necessidade de ações organizadas entre diferentes países.
Comentar pelo Facebook