20.04.2022 às 12:33h - Santa Catarina
O preço do etanol anidro, que entra na composição da gasolina comum e aditivada – equivale a 27% - disparou. Em dois meses, de 18 de fevereiro a 14 de abril, a alta acumulada é de 91 centavos, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O impacto chegou às refinarias, que passaram a cobrar mais pelo combustível que entregam aos postos. A informação é do Sincombustíveis SC.
O aumento de preço do insumo ajuda a explicar por que consumidores foram surpreendidos com o aumento súbito da gasolina na bomba em algumas cidades em Santa Catarina, apesar de não ter havido novo anúncio de reajuste pela Petrobrás. Depois de baixa nas últimas semanas, o preço do combustível voltou a subir.
O Secretário Executivo do Sincombustíveis, Cesar Ferreira Junior, diz que há duas explicações interligadas para a alta do etanol que compõe a gasolina. A primeira delas é a lei da oferta e procura: o aumento da gasolina fez mais consumidores usarem etanol hidratado, o que elevou a demanda e reduziu a disponibilidade do etanol anidro. A segunda razão o período de entressafra da cana-de-açúcar, que elevou o custo primário de produção.
- A demanda pelo etanol anidro cresceu muito neste período da entressafra, sendo que a produtividade da última safra já tinha sido afetada por fatores climáticos – avaliou Ferreira Junior.
Fonte: Dagmara Spautz / NSC
Comentar pelo Facebook