20.04.2018 às 14:37h - atualizado em 20.04.2018 às 16:54h - Cultura

Projeto do Lions de Guaraciaba possibilita construção de cisternas na África

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Projeto do Lions de Guaraciaba possibilita construção de cisternas na África

O Projeto Lions Guaraciaba/Moçambique – “Pela sua doação, água potável e dignidade" foi apresentado oficialmente no final de janeiro para comunidade regional. Segundo a coordenadora, Diane Bianchi, o clube já possui um papel social que foi ampliado pensando numa ajuda humanitária. A ideia surgiu devido ao trabalho feito pela irmã Judith Hanauer, que atua como missionária no Distrito de Nampula, em Moçambique na África, há 16 anos. Ela é natural de Anchieta e irmã de um associado ao Lions, Tarcisio Hanauer, que apresentou o pedido.

Devido às dificuldades no abastecimento e em buscar água, a alternativa para as famílias é a criação de reservatórios, como cisternas, que podem amenizar o problema. Foi criado um cadastro permanente de doações, mas que ocorrem de forma voluntária. Foram arrecadados R$ 13 mil para construção de cinco cisternas que custam cerca de R$ 2.500 cada uma. A captação é de 25 mil litros de água que abastecem cerca de cem pessoas por ano.

Diane afirma que a primeira cisterna foi concluída nesta semana. Ela explicou ainda que os moradores da África que recebem o auxílio dos brasileiros atuam como voluntários em várias ações que são coordenadas pela missionarias da congregação Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Entre as atividades, estão prestação de auxílio para construções de casas, participação de cursos de formação de lideranças e implantação de hortas comunitárias. Outra iniciativa é voltada aos grupos que atendem os dependentes de álcool. Ela cita ainda que eles precisam ampliar as áreas de lavoura, que assim como as hortas, fornecem mais opções de alimento. As famílias que receberão água dos reservatórios precisam se comprometer em manter os filhos nas escolas. A coordenadora afirmou que o objetivo é melhorar as condições e qualidade de vida deste povo também com a mudança de valores.

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.