20.03.2024 às 08:32h - atualizado em 20.03.2024 às 13:23h - Esportes

6ª edição do Pedala Tunápolis é realizada com 270 cicloturistas inscritos

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

6ª edição do Pedala Tunápolis é realizada com 270 cicloturistas inscritos
Divulgação/Bike Tunas

A 6ª edição do Pedala Tunápolis foi realizada nos dias 16 e 17 de março. Por causa da estrutura montada e toda programação festiva, pelo 2º ano consecutivo, o evento foi de cunho turístico e de festa. Com esse propósito, novos grupos de ciclismo aderiram ao Pedala Tunápolis. Os participantes vieram de mais de 30 cidades brasileiras, argentinas e do paraguai, um total de 270 inscritos. Um grupo veio de Resistência, Província de Chaco, viajando 750 km para chegar ao evento. Alguns já chegaram na sexta-feira e entraram no clima da festa.

A programação iniciou no sábado à tarde com passeio na Rota das Cachoeiras. Mais de 100 pessoas aderiram ao passeio. À noite, um jantar foi servido para 160 pessoas no Eventos Park e teve show musical argentino e brasileiro. A exposição de 12 bikes antigas da família de Lari Staub, engrandeceu o evento e despertou o interesse dos ciclistas.

O domingo, dia do pedal, amanheceu com muita chuva. O fator climático apagou toda a sinalização que havia sido feita no dia anterior. Devido a questões de segurança, as trilhas foram ‘abortadas’ e, nas primeiras horas da manhã, um novo trajeto foi disponibilizado e isso só foi possível graças a organização do grupo e o comprometimento de todos, por que a chuva seguia durante a manhã.

O que não foi alterado, no entanto, foram os pontos de apoio. No ponto italiano teve música italiana e comida típica; no ponto gaúcho teve fandango, passeio de cavalo e churrasco e no ponto germânico teve bandinha, cuca, linguicinha, chopp e passeio com carro alegórico movido a pedal.

Os participantes gostaram muito. “Como faço para me inscrever para o próximo”, indagou um ciclista de San Javier, Argentina. “Adoramos toda a programação, a receptividade do pessoal, nos sentimos em casa”, declarou David Siviero de Resistência. A adversidade do clima foi encarada com alegria e durante o passeio com carro alegórico cânticos foram entoados e a alegria de um foi contagiando o outro.

No encerramento, Karine Schwaab, empresária de Chapecó tomou a palavra para agradecer a experiência que viveu. “A gente atua no ciclismo e participamos de muitos eventos, mas eu posso garantir para vocês, o que nós vivemos aqui nesses dois dias, nós nunca tínhamos presenciado. Uma organização ímpar e uma programação impecável”, elogiou.

O Bike Tunas fará a entrega de R$ 2.700,00 para a campanha em prol da cirurgia de Yuri Follmann, conforme havia sido anunciado no lançamento do evento. O valor corresponde a R$ 10,00 por ciclista inscrito. O Bike Tunas agradece aos patrocinadores do evento: Sicoob, Moto Bike Tunas, OdontoTop, Natur Cicloturismo, Sicredi, Park Bier, Gucharges e Prefeitura Municipal.

Fonte: Bike Tunas

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.