20.03.2023 às 11:26h - Obras

Obra da nova adutora do rio das flores é iniciada

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Obra da nova adutora do rio das flores é iniciada

Os trabalhos relativos à construção da nova adutora do Rio das Flores já foram iniciados e a empresa vencedora da licitação já está com todo o efetivo empenhado e também com as máquinas em pleno funcionamento.

De acordo com o chefe da agência local da Casan em São Miguel do Oeste, Vitor de Gouveia, os trabalhos foram iniciados há cerca de 15 dias e ainda estão concentrados na abertura de valas e assentamento da tubulação.

Conforme ele, a obra em si é simples, sendo a escavação da vala com a profundidade correta, o assentamento da tubulação e o preparo do solo em geral, evitando rochas pontiagudas que possam danificar a nova estrutura.

Vitor de Gouveia afirmou que nesses primeiros dias de abertura da nova vala, a empresa contratada para executar o trabalho da nova adutora encontrou muitas rochas, o que acabou gerando uma demora no andamento da obra. Segundo ele, mesmo assim, as ações estão sendo executadas e dependendo do trecho, a quantidade de rochas diminui, facilitando e também agilizando o trabalho executado.

Ele destacou que entre quatro e cinco máquinas estão no local executando as ações e até a metade da última semana, cerca de 300 metros de tubulação já haviam sido instaladas pela empresa contratada.

O profissional comentou que a obra da nova adutora do Rio das Flores começou nas proximidades do ponto de captação existente na localidade de Linha Castelo Branco, no interior de Paraíso, e apesar da quantidade de rochas encontradas, o trabalho está no ritmo esperado pela empresa e pela Casan.

Vitor de Gouveia alertou os motoristas que circulam pelas proximidades do local que a estrada de acesso ao ponto de captação no Rio das Flores está sendo fechada durante o dia e com trânsito apenas no período noturno, sendo que o objetivo é evitar perigos aos motoristas e também para a equipe que está atuando no local.

Ele projetou que o trabalho em relação à nova adutora que será instalada no Rio das Flores deve ser concluída em até 10 meses, sendo que a expectativa é de conclusão até o andamento dos trabalhos depende de uma série de fatores, como por exemplo, as condições climáticas e também a quantidade de rochas que serão encontradas ao longo do percurso.

Ele lembrou que ao todo, serão 12.700 metros de tubulação totalmente novos e um investimento total de praticamente R$ 14,2 milhões, sendo todo o montante de recursos próprios da Casan.

Vitor de Gouveia garantiu que a obra que está sendo executada no Rio das Flores é de extrema importância e vai beneficiar de forma contínua o município de São Miguel do Oeste. Ele citou os períodos de estiagens já enfrentados no passado onde o nível do Rio Camboim caía drasticamente e consequentemente a vazão para o abastecimento também precisava ser reduzida, ocasionando períodos de desabastecimento.

O profissional assegurou que com essa obra, a Casan fará a captação do Rio das Flores, diminuindo em praticamente zero a dependência com o Rio Camboim, sendo que dessa forma, São Miguel do Oeste não deverá mais sofrer com a falta de água em períodos de estiagens prolongadas.

Foto(s): Divulgação Casan

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.