20.03.2023 às 14:17h - atualizado em 20.03.2023 às 14:30h - Geral
Aconteceu na tarde da última sexta-feira, 17, um encontro sobre o melhoramento genético de abelhas. O objetivo da atividade realizada no Sítio Retorno, em Iporã do Oeste, foi de repassar conhecimentos e experiências relacionadas a produção de abelhas rainhas, com foco em aumentar a produtividade das colmeias.
Os estudos foram comandados pela representante da empresa “Oeste Princesas Apis”, Cleusa Franzen. Na oportunidade teve demonstrações práticas sobre o processo de melhoramento genético, onde os apicultores puderam ver a forma correta de trabalhar com as abelhas, respeitando os períodos ideais de reprodução durante o ano, principalmente nas épocas de floradas.
Cleusa destaca que os materiais disponibilizados no encontro são oriundos de matrizes de abelhas rainhas que produziram cerca de 80 a 100 kg de mel por colmeia em anos anteriores. Cita que existe um processo rigoroso de seleção do material para prevenir doenças e garantir que ele seja de qualidade, para que as abelhas produzam mel em quantidade.
Ela considera que é preciso expandir o volume produzido e não apenas o número de colmeias em cada propriedade. O curso da última sexta-feira teve foco nas abelhas de ferrão que naturalmente produzem um volume maior de mel e existem em maior quantidade na região.
Foto(s): Aleisson Luedke/Vandonei dos Santos
Comentar pelo Facebook