20.03.2020 às 19:49h - atualizado em 20.03.2020 às 21:46h - Coronavírus

Paciente tem suspeita de Covid 19 e mais 20 pessoas estão em isolamento em Iporã do Oeste

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Paciente tem suspeita de Covid 19 e mais 20 pessoas estão em isolamento em Iporã do Oeste
secretaria de saúde / Ascom

Um caso suspeito de Coronavírus está sendo investigado em Iporã do Oeste, no entanto a pessoa não seguiu as orientações de isolamento e teve contato com familiares e amigos. Conforme entrevista para Rádio Oeste no Oeste Entrevista, ao todo 21 pessoas que tiveram contato com o paciente apresentaram sintomas que são compatíveis com o Covid 19 e por isso foram todas encaminhadas para isolamento num período de 14 dias. A partir do resultado do exame que está em análise no laboratório central de Florianópolis Lacen outras medidas devem ser tomadas.

Caso haja confirmação do primeiro caso, a situação deverá se agravar, pois todos que tiveram contato com estas 21 pessoas também terão medidas a serem seguidas. Oito pacientes estiveram nesta sexta-feira, 20, na unidade de saúde e foram orientados.

São mais 25 moradores que tiveram contato, mas não registram sintomas da doença.

A previsão é que o resultado seja divulgado apenas na semana que vem e por isso os protocolos estão sendo seguidos para evitar a disseminação do vírus, caso o teste seja positivo.

A administração tem seguido todas as recomendações e reforça que os cuidados precisam ser seguidos como forma de prevenção.

OUTRO LADO

A paciente procurou a reportagem e esclareceu que no final de semana apresentou sintomas de alergia que já possui com frequência e não achou necessário procurar atendimento continuando os seus afazeres normalmente. No domingo, 15, quando ainda não havia qualquer recomendação de isolamento, ela teve contato com familiares.

Ela explica que quando os sintomas mudaram buscou a unidade de saúde e no primeiro momento houve diagnóstico de dor de garganta. Ela possui atestados que comprovam as datas e também as recomendações.

Quando os sintomas sugeriram possibilidade do Codiv 19, a própria paciente buscou o atendimento e pediu que os profissionais usassem a proteção. A partir dos atestados e recomendações ela seguiu todo protocolo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.