20.02.2021 às 21:57h - atualizado em 21.02.2021 às 16:01h - Coronavírus
Faz seis meses que Juliana Cesar não consegue sentir o cheirinho do filho Henrique, de 3 anos. A empresária não recuperou o olfato desde que teve coronavírus. Questionada sobre o cheiro que mais sente falta, ela não tem dúvidas: ‘do perfume do meu filho’. Para especialistas, a moradora de Itajaí, no Vale, pode ser um exemplo de quem sofre da "síndrome pós-Covid".
Ela e o marido tiveram sintomas leves da Covid-19. O filho, que completa 4 anos na próxima semana, foi assintomático. No entanto, a partir de 6 de agosto, quando testou positivo, Juliana, de 32 anos, não sentiu mais cheiro e sabor de quase nada, mesmo tomando anti-inflamatório.
“Passou uma semana, 15 dias, e agora, no sexto mês, sem sentir nada”, afirma.
Até mesmo o risoto e o macarrão com camarão, pratos que mais gostava de preparar para a família, ficaram de lado. "Nem preparo mais, abandonei. Cozinhar é muito complicado, fica sem sabor, ou muito salgado, se perde a noção", explica.
Alguns aromas que sente, não reconhece, e outros, são "cheiros e gostos que não existem”, como descreve.
“O café tem cheiro e sabor de barro. O doce é como se fosse uma manteiga de cacau com açúcar, não sei dizer o que é. E salgado, nada. Arroz, feijão, frango é zero. Ou é como se tivesse tomando azeite queimado na colher”, conta.
Juliana já passou por alguns apuros nos últimos meses. Em um deles, correu desesperada ao ouvir o filho gritar que estava pegando fogo na casa. Mas era uma imagem de lareira passando na TV.
“Em segundos, projetei como iria apagar o fogo e não era nada. Mas poderia ser e eu não saberia se estivesse sozinha. Como não sinto cheiro, tem esse perigo também, de gás, fogo”.
Há ainda o possível risco de intoxicação alimentar. “Fomos em um restaurante e quando meu prato chegou, senti cheiro de camarão e fiquei super feliz. Até comecei a comer sentindo um pouco de gosto. Viram que o cheiro não estava certo. Experimentaram e devolveram meu prato porque estava estragado”, conta.
Fonte: Nsc Total
Comentar pelo Facebook