20.01.2025 às 16:53h - atualizado em 21.01.2025 às 10:01h - Agricultura

Veterinário aponta estratégias para aliviar calor dos animais durante o verão

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Veterinário aponta estratégias para aliviar calor dos animais durante o verão
Foto: Ilustrativa

Itapiranga registrou índices de temperatura acima de 40 graus no ano passado. 2025 também começou com altas temperaturas. O calor elevado pode prejudicar a produção dos bovinos e ainda, causar algumas doenças no rebanho. Conforme o Veterinário da Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga, Volnei Weber, aborto e a redução da atividade do sistema imunológico, são comuns neste período de muito calor.

Ele comenta que no caso rebanho leiteiro, a produção pode ter reduções significativas, podendo chegar a até cinco litros a menos por dia em cada animal. Já para os gados de corte, o principal problema ocorre na reprodução, diminuindo as taxas de concepção. No período de calor, a média, que é de um novo animal a cada ano, sobe para um nascimento a cada 15 meses.

Veterinário explica que molhar os animais é a melhor estratégia para períodos de calor. De acordo com o Veterinário da Cooperativa da Agricultura Familiar, Volnei Weber, o desafio dos bovinocultores é de amenizar o calor para os animais. Algumas estratégias como, levar os animais mais cedo para o pasto e disponibilizar água podem ajudar.

O Veterinário destaca que a principal ação dos produtores deve ser de molhar os animais. O Veterinário da COOAFI, Volnei Weber, comenta que algumas raças de vacas são mais resistentes ao calor. Entretanto, alerta que nos níveis de Itapiranga, não ocorre grandes diferenças entre raças. Cita que a única solução é o manejo correto para evitar danos maiores.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.