20.01.2021 às 08:42h - atualizado em 20.01.2021 às 08:48h - Saúde
O governo federal distribuiu 6 milhões de doses entre todos os estados, e destas, pouco mais de 126 mil são para Santa Catarina. Já a regional de SMOeste terá no total 1.400 doses para a primeira etapa de vacinação.
O secretário de Saúde de Iporã do Oeste, Valtuir Dal Bosco, explica que entre as 85 doses que o município recebeu para vacinação contra Covid, 35 doses são destinadas para vacinação de idosos com mais de 60 anos e que estão na Casa Lar. As outras 50 doses serão divididas entre os profissionais da saúde.
Entre centro de saúde, hospital e Casa Lar, o secretário comenta que são 140 profissionais, e para tanto, serão adotados critérios prioritários para destinar as primeiras 50 vacinas a este público alvo. Dal Bosco lembra que ainda não há previsão para chegada de uma segunda remessa.
O secretário reconhece que o número de doses desta primeira remessa é muito baixo, e não chega perto de atender a demanda do município.
Valtuir Dal Bosco lembra que é preciso seguir critérios, como a vacinação prioritária dos profissionais de saúde, idosos em asilo e idosos com mais de 75 anos. Somente deste último grupo, são 516 idosos no município.
O secretário enfatiza que não é possível prever quando o município irá conseguir atender toda demanda dos grupos prioritários, porque as doses vão chegar em pequena quantidade e a produção da vacina está parada por falta de matéria prima que vem da China e da Índia.
O fator positivo, conforme Dal Bosco, é que a população está colaborando com as medidas preventivas, o que tem reduzido os casos de Covid.
As doses para imunização do primeiro grupo prioritário, que são os profissionais da saúde, são insuficientes para atender a demanda em toda região. São João do Oeste recebeu 35 doses, Belmonte 18 doses, Santa Helena 17 doses, Descanso 62, Tunápolis 35 doses e Mondaí 51 doses.
Em todos estes municípios a vacinação será inicialmente para os profissionais da saúde. Como as doses são insuficientes para todos os profissionais, os primeiros a serem imunizados serão aqueles que têm contato direto com pacientes que apresentam sintomas ou são confirmados com Covid.
As doses chegaram nos municípios a partir do final da tarde desta terça-feira, 19.
Foto interna da matéria, da vacinação em São João do Oeste (crédito Ascom).
Comentar pelo Facebook