19.12.2025 às 11:39h - atualizado em 19.12.2025 às 12:10h - Polícia
A Polícia Militar fez um alerta nesta semana sobre o aumento de trotes recebidos pelo número de emergência 190 na região do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira. Segundo o Capitão Lucas Brugnara, subcomandante, só em 2025 já foram registradas cerca de 4.300 ligações falsas.
O número preocupa, especialmente porque há apenas duas linhas disponíveis para atender emergências em 35 municípios da região. “Cada vez que atendemos um trote, deixamos de atender uma emergência real. Isso pode custar vidas”, destacou o capitão em entrevista à rádio Peperi.
O volume de chamadas falsas se manteve estável em relação a 2024, quando o total ficou entre 4.500 e 4.600 ligações. No entanto, um novo padrão foi identificado neste segundo semestre, menos pessoas ligando, mas de forma mais insistente. “Teve caso de um único número fazer mais de 80 ligações em um único dia”, contou Brugnara.
Além de ocupar a linha, os trotes podem até mobilizar viaturas para atendimentos inexistentes. “Às vezes, nos deslocamos e quando chegamos ao local, não há nada. É só uma brincadeira, mas que consome tempo, combustível e pode atrasar o socorro a quem realmente precisa”, alertou.
A PM também reforçou que passar trote é crime. Conforme o artigo 266 do Código Penal, quem interrompe ou prejudica o serviço de utilidade pública pode ser punido com pena de detenção de 1 a 3 anos. A partir de agora, a corporação promete agir com mais rigor. “Vamos identificar e responsabilizar os autores. Em casos flagrantes, a pessoa pode até ser presa”, afirmou o subcomandante.
Comentar pelo Facebook