19.10.2021 às 14:09h - atualizado em 19.10.2021 às 14:15h - Agricultura

Cooperativa prevê aumento de até 40% na contratação do seguro agrícola

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Cooperativa prevê aumento de até 40% na contratação do seguro agrícola
Ilustrativa

Clima instável e falta regular de chuvas no último ciclo agrícola fez com que aproximadamente 90% dos agricultores acionassem o seguro agrícola. Isso vale tanto para o seguro particular como para o Proagro. Os detalhes são do engenheiro agrônomo e gerente de negócios da Cresol de São José do Cedro, Cristiano Mayer.

Ele afirmou que essa alta demanda se deve a preocupação dos trabalhadores rurais em manter sua plantação assegurada, e com a liberação do Plano Safra 2021/2022 a expectativa é de um aumento de até 40%. Em anos anteriores, o seguro era pouco acionado devido às boas precipitações.

Mayer destacou que, no caso de operações de até R$ 300 mil independentemente de quais seguros solicitem, o agricultor deve estar assegurado, e neste caso a grande maioria dos trabalhadores rurais acaba contratando o seguro particular devido a baixa burocracia enfrentada. Por outro lado, os agricultores têm feito apenas o financiamento do seguro.

Atualmente a estimativa de liberação por hectare varia de acordo com a expectativa de produção. Normalmente, segundo Cristiano Mayer, esta expectativa fica em torno de 150 a 200 sacas. No caso da cultura de milho, ele disse que é liberado por hectare cerca de R$ 5,8 mil.

O gerente de negócios também comentou sobre o alto custo dos insumos neste período enfrentado pelo setor. Por isso, ele lembrou que é necessário um bom planejamento para evitar perdas, como por exemplo, uma boa adubação. Além de um seguro agrícola para assegurar o agricultor em casos de perdas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.