19.09.2025 às 16:27h - Geral

Secretaria de Saúde de SJO alerta estudantes sobre prejuízos do uso excessivo de telas

Arlei Silveira

Por: Arlei Silveira Iporã do Oeste - SC

Secretaria de Saúde de SJO alerta estudantes sobre prejuízos do uso excessivo de telas
Foto: Ascom SJO

As secretarias de saúde e de educação de São João do Oeste desenvolveram o projeto “Telas com Cautela”, voltado à conscientização de alunos do pré-escolar ao sexto ano e do CAESP/APAE sobre os impactos do uso excessivo de celulares, computadores, videogames e televisores, especialmente entre crianças e adolescentes.

A ação integra o Programa Saúde na Escola e foi uma iniciativa dos setores de psicologia, de fisioterapia e das agentes comunitárias de saúde do município. As atividades foram desenvolvidas de terça a quinta-feira e contaram com a participação do prefeito municipal, Sérgio Theisen.

Conforme a psicóloga, karine Dellbrügger, o objetivo da iniciativa foi estimular a reflexão dos impactos que o uso excessivo de telas a longo prazo pode gerar na saúde física e mental e estimular hábitos mais saudáveis, promovendo momentos de convivência em família, incentivo à leitura, prática de esportes e maior equilíbrio entre o mundo digital e as relações do dia a dia.

karine explica que os profissionais de saúde alertaram que o uso sem limite das telas pode trazer consequências como dificuldades de concentração, distúrbios do sono, ansiedade e problemas de visão.

A secretária de saúde, Cleide Rempel, informou que foram elaborados materiais informativos aos pais para orientar sobre o uso consciente de telas. Segundo ela, os impressos também visam ajudar crianças, jovens e adultos a encontrar um equilíbrio entre os benefícios do mundo digital e a importância do contato humano.

O Programa Saúde na Escola promove ações de saúde integradas à atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para o desenvolvimento integral e o exercício da cidadania.

Foto(s): Ascom SJO

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.