19.09.2025 às 14:03h - atualizado em 19.09.2025 às 15:01h - Agricultura
A reta final do prazo para declaração do ITR gera preocupação devido ao grande número de proprietários que ainda não regularizaram a documentação de suas áreas de terra. A estimativa é de 60% dos proprietários de áreas rurais terem feito a declaração do ITR até o momento. O prazo termina em 30 de setembro e não deve ser prorrogado. Faltando apenas nove dias úteis, alguns encaminhamentos causam preocupação para serem concluídos.
Conforme a Assistente Administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, Máira Schmitt, são várias situações que dependem de aprovação em sistemas eletrônicos. Ela chama atenção para a necessidade do ITR das associações comunitárias ser pela senha GOV do responsável pela entidade.
A Assistente Administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais alerta para os coordenadores das sociedades do interior estarem atentos para evitarem transtornos no prazo final. Máira Schmitt também chama atenção que alguns procedimentos que envolvem aquisição de terras ou até mesmo ajustes do georreferenciamento. “Alguns casos que exigem a matrícula atualizada, pode ocorrer demora no procedimento e não ter tempo suficiente para a regularização” disse.
Nos últimos dias do prazo estabelecido o movimento costuma ser maior e gerar filas de espera. Casos mais complexos acabam gerando preocupação e ainda restam aproximadamente 40% dos proprietários de áreas rurais.
Comentar pelo Facebook