19.09.2021 às 14:38h - Mundo
O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha espanhola de La Palma, entrou em erupção neste domingo, 19, após dias de intensa vigilância. O retorno das atividades sísmicas do vulcão espanhol causou preocupação no Brasil ao longo da semana, já que um processo de erupção teria chances — mesmo que remotas — de causar um tsunami na costa do país.
A reportagem do Diário Catarinense ouviu de um especialista que a possibilidade de um processo de erupção do Cumbre Vieja afetar a costa catarinense é remota. Isso porque, para trazer consequências ao Brasil, o caráter da erupção precisaria ser muito explosivo.
O governo local da ilha espanhola informou por meio de sua conta no Twitter que já havia começado a evacuação das áreas habitadas mais próximas ao vulcão.
As primeiras imagens registradas ao vivo — divulgadas pela televisão pública espanhola — mostram o vulcão cuspindo grandes quantidades de fumaças, cinzas e lava.
O Cumbre Vieja estava em elevado nível de alerta há uma semana, desde que um incremento da atividade sísmica da ilha foi detectado. A última erupção do vulcão foi registrada em 1971.
No sábado, 18, o Instituto de Volcanología de las Canarias registrou milhares de abalos sísmicos de baixa intensidade (até um nível quatro na escala Richter) na zona onde se encontra o vulcão.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook