19.09.2017 às 16:55h - atualizado em 20.09.2017 às 08:11h - Segurança

Celesc alerta sobre transtornos no fornecimento de energia elétrica

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Celesc alerta sobre transtornos no fornecimento de energia elétrica

Nesta sexta-feira, 22, inicia a primavera, estação que normalmente registra tempestades com ventos fortes. De acordo com o gerente regional da Celesc, José Volksweiss, com a chegada da primavera e logo na sequência o verão, aumenta a ocorrência das chuvas, principalmente nos finais de tarde.

Ele explica que essas condições climáticas aumentam as dificuldades no fornecimento da energia elétrica, em função da vegetação próxima à rede, e que atinge os cabos quando ocorrem chuvas fortes e ventos. José Volksweiss ressalta que, mesmo com a limpeza da faixa de domínio pela Celesc próximo a rede elétrica, frequentemente ainda são registrados problemas devido às árvores que soltam cascas e galhos sobre a rede.

Por ano, a Celesc investe mais de R$ 1 milhão para a roçada e poda de árvores na área de abrangência da regional de São Miguel do Oeste. O gerente regional da Celesc afirma que este valor poderia ser investido na compra de novos equipamentos ou na ampliação da rede elétrica, melhorando a qualidade da energia que é fornecida.

Ele comenta que, em 10 anos, este valor somaria um recurso suficiente para instalação de uma subestação de 138 mil volts, que custa hoje cerca de R$ 12 milhões.

O gerente enfatiza que a orientação é que os agricultores e proprietários respeitem uma faixa de 40 metros da rede de energia, para o plantio de árvores, principalmente o eucalipto que é de grande porte.

Em caso de corte de árvores, a Celesc deve ser acionada para verificar as condições, e se necessário desligar a rede e isolar o local, evitando acidentes. O proprietário terá que pagar o prejuízo se uma árvore chegar a cair sobre a rede.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.