19.08.2025 às 19:58h - Geral
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19), o reajuste anual nas tarifas da Celesc, com aumento de 12,3% na tarifa de consumidores residenciais, vigente a partir da próxima sexta-feira (22). Para consumidores de baixa tensão (principalmente comércios e pequenas indústrias), o aumento médio será de 12,41%. Já para alta tensão (grandes indústrias), será de 15,8%.
O reajuste de 12,3% para consumidores residenciais é 2,3 vezes maior do que a inflação acumulada em 12 meses, que foi de 5,23%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O valor também é quase o triplo do aumento do ano passado, quando foi de 4,19% para consumidores residenciais.
Em nota, a Celesc informou que o reajuste é “abaixo da média nacional e segue acompanhando a inflação”. Segundo a empresa, o fator que mais pesou para o reajuste “foi o aumento dos encargos setoriais, que não são controlados pela Celesc, são repassados obrigatoriamente aos consumidores e não ficam com a distribuidora catarinense”.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook