19.08.2025 às 22:01h - São Miguel do Oeste

Câmara de SMO concede título de Cidadã Honorária para Maria Dalmagro Predebon

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Câmara de SMO concede título de Cidadã Honorária para Maria Dalmagro Predebon
Foto: Divulgação, Ascom

A Câmara Municipal entregou nesta terça-feira, 19, durante sessão ordinária, o título de Cidadã Honorária do Município de São Miguel do Oeste para Maria Dalmagro Predebon. A homenagem foi concedida por iniciativa do vereador Ravier Centenaro (PSD), autor da resolução que autorizou a concessão do título.

Maria Dalmagro Predebon foi homenageada por sua dedicação e compromisso com a educação, tendo atuado mais de 40 anos à frente do Magistério. Ela recebeu, das mãos do proponente da homenagem, uma placa alusiva à concessão do título.

Aos 95 anos, dos quais cerca de 70 vividos em São Miguel do Oeste, Maria agradeceu o título recebido e as diversas lembranças citadas pelos oradores na noite. Ela fez uma fala sobre o envelhecimento e, emocionada, foi aplaudida de pé pela plateia presente.

Confira o histórico da homenageada:

Maria Dalmagro Predebon nasceu em 15 de agosto de 1930, em Guaporé, no Rio Grande do Sul. Filha de Emilio Dalmagro e Elvira Ghizzi, Maria se formou em Pedagogia Plena e Supervisão Escolar pela Universidade de Passo Fundo entre 1977 e 1981.

Maria é mãe de cinco filhos: Maria do Carmo Predebon Maciel, José Paulo Predebon, Myriam B. Predebon, Emilio Predebon e Maurem Cristiane Predebon. Também é avó de cinco netos: Constâncio Krumel Maciel Neto, Juliana Predebon Maciel, Ana Carolina Predebon Maciel, Fernando Predebon Bahia Bittencouart e Maria Eduarda Predebon.

Iniciou sua carreira no magistério em 1º de março de 1947, lecionando na Escola Isolada Municipal nº 114 de Linha Felipe Noronha, em Guaporé. Em seguida, passou pela Escola Isolada Municipal nº 100 da Linha Dona Cândida, também em Guaporé, onde atuou até 1952.

Maria mudou-se para Santa Catarina, assumindo suas funções na Vila Oeste, hoje São Miguel do Oeste, em agosto de 1952, onde permaneceu até 1990. Durante este período, trabalhou em várias escolas, incluindo o Grupo Escolar Carlos Guilherme Guerreiro Krüeger e a Escola Básica São Miguel. Além de suas atividades escolares, Maria atuou na 12ª Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste entre 1976 e 1990.

Ao longo de sua carreira, Maria se destacou por ministrar cursos certificados e registrados, como Alfabetização Funcional e Educação Integrada pelo Mobral. Foi supervisora regional de Educação Integrada e fiscal de exames supletivos.

Maria prestou ao magistério público 43 anos de efetivo exercício, trabalhando nos períodos diurno e noturno. Mesmo após sua aposentadoria, continuou a contribuir com a educação, oferecendo orientação extraclasse a alunos com dificuldades de aprendizado e participando na elaboração de Planos Municipais e Estaduais de Educação.

Maria recebeu diversas homenagens, incluindo o Mérito Funcional, conferido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 1984, e a Medalha do Sesquicentenário da Morte de Anita Garibaldi, pela Fundação Catarinense de Cultura em 1999.

Maria Dalmagro Predebon tem um legado de dedicação e compromisso com a educação. Em suas palavras: “Tentei fazer a minha parte, espero e desejo que cada um faça a sua, só assim, teremos um mundo melhor para se viver”.

Foto(s): Divulgação, Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.