19.08.2021 às 14:29h - Coronavírus

Itapiranga não registra novos casos de Covid pelo segundo dia consecutivo

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga não registra novos casos de Covid pelo segundo dia consecutivo

Itapiranga possui apenas três pessoas com o vírus ativo. Pelo segundo dia seguido o município não teve nenhum caso confirmado de contaminação pelo Coronavírus. Nesta semana foram apenas dois exames positivos e 11 pessoas foram liberadas do isolamento por estarem curadas.

Itapiranga segue com 2.800 casos de Covid-19. O município já registrou 19 mortes em decorrência da doença.

Município vizinhos:

O município de Tunápolis divulga os dados do boletim epidemiológico duas vezes por semana. No último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde na terça-feira, 17, seis pessoas estavam com o vírus ativo. Nenhuma pessoa está internada em virtude da doença. Novo boletim será disponibilizado nesta quinta-feira, 19.

A secretária da Saúde do município, Roseli Bonavigo, acredita que o número permaneça estável. Conforme ela, o número de casos já diminuiu em comparação aos últimos dias, mas ainda existem casos no município. Desde o início da pandemia, Tunápolis já registrou 1.317 casos e oito óbitos.

A secretária da Saúde revela que no momento não há doses disponíveis para os faltosos. A orientação é aguardar o envio de novas doses. Conforme ela, ainda existe um pequeno número de pessoas que não se vacinaram. Roseli Bonavigo explica que este percentual é de pessoas que não fizeram a vacina por ter tomado a vacina da gripe ou ter contraído o vírus no período, e ainda aqueles que se recusaram a tomar a vacina. Neste caso, a secretaria oferece um termo de recusa.

Na última segunda-feira, 16, a secretaria da Saúde, juntamente com a vigilância sanitária percorreram algumas residências após identificar a ausência de pessoas que estariam aptos a fazer a vacina. Conforme Roseli, este trabalho objetiva conscientizar as pessoas da importância da vacina.

Tunápolis também foi beneficiado com doses extras para vacinar toda a população acima de 18 anos. Os municípios da fronteira foram contemplados tendo em vista o alto fluxo de circulação de pessoas e da possibilidade de disseminação de novas variantes do Coronavírus.

São João do Oeste vacinou no último sábado, 14, o público acima de 18 anos. Conforme a enfermeira do município, Morgana Grade, após a vacinação de sábado, 14, nesta quarta-feira, 18, a secretaria da saúde realizou a repescagem para os faltosos. Porém, em torno de 200 pessoas ainda não receberam a vacina. Este número inclui pessoas que optaram pela recusa.

Morgana Grade reforça que a vacina é fundamental para a proteção individual como o coletivo. Ela revela que nos próximos dias será feita uma campanha com o auxílio das agentes de saúde do município para identificar os faltosos. Se a recusa permanecer, será oferecido um termo. Ela cita que no momento não há doses disponíveis, e é preciso aguardar orientação do estado para a vinda de novas doses.

São João do Oeste ainda possui quatro pessoas com o vírus ativo. Desde o início da pandemia já foram contabilizados 730 casos e 10 óbitos. No momento nenhum paciente do município está internado em virtude da doença.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.