19.08.2021 às 15:18h - Educação
Na noite desta quarta-feira, 18,a Regional da Educação debateu o tema, famílias e tecnologias: como educar para a cidadania digital em uma live.
Conforme o professor e coordenador do NEPRE - Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento as Violências da Regional de Itapiranga, Sebastião Froes, o momento é de reflexão sobre este tema. Ele destaca que a live foi realizada para alunos e familiares das escolas dos cinco municípios da Regional, incluindo Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Santa Helena.
Entre os destaques esteve o esclarecimento de que a Internet não é um espaço sem lei. Froes salienta que ela oferece oportunidades, mas também riscos e é preciso saber usar de forma correta.
Preocupação é com o uso incorreto das redes sociais que exige amplo debate. Um dos desafios é o combate a violência que é bastante comum na internet. Sebastião Froes salienta que a legislação orienta neste sentido abrindo espaço para denúncias contra difamação, bullying e outros crimes como extorsão. Pornografia também é algo frequente e que muitas vezes atrapalha as famílias e o convívio das pessoas em geral.
Froes reconhece que é bastante desafiador acompanhar as atividades dos filhos nas redes sociais. Ele aponta que o grande problema é quando os pais dão celular para o filho e não acompanham o uso que a criança faz das redes sociais. Ressalta que a família precisa ser um suporte e dar apoio incondicional, pois a internet tem legislação e precisa ser utilizada com responsabilidade.
De acordo com o professor e coordenador do Nepre, Sebastião Froes, é preciso conhecer os aplicativos que as crianças e jovens estão acessando para ter conhecimento dos riscos. O problema está na grande carga de trabalho dos pais que acaba impedindo o acompanhamento dos conteúdos que os filhos estão acessando na internet.
Froes lamenta que está se tornando cada vez mais frequente o registro de vítimas de crimes praticas com uso da internet. É muito comum os crimes de ameaça, chantagens e golpes que são registrados pelas polícias Civil e Militar.
Comentar pelo Facebook