19.07.2023 às 11:33h - Brasil

Governo quer discutir dívida da Venezuela com o Brasil

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Governo quer discutir dívida da Venezuela com o Brasil
Imagem: Agência Brasil

O Ministério da Fazenda vai convidar autoridades venezuelanas para definir a data da instalação da mesa para discutir a dívida do país vizinho com o Brasil. Na prática, a medida, prevista para ocorrer nos próximos dias, vai marcar o início do diálogo técnico entre o Brasil e a Venezuela sobre o assunto.

A criação da mesa para debater as dívidas venezuelanas foi anunciada em 30 de maio, durante a visita de Nicolás Maduro ao Brasil. Na oportunidade Lula questionou Máduro sobre a dívida e recebeu a resposta de que uma comissão seria estabelecida para saber o montante da dívida para que os pagamentos fossem retomados.

Em comunicado divulgado na ocasião, o governo afirmou que foram instruídas as áreas competentes dos dois governos para que seja estabelecido o diálogo sobre uma solução para as dívidas existentes, reabrindo os canais comerciais entre os dois países.

Passados quase dois meses após o encontro entre os dois presidentes, foi realizada, em 16 de junho, uma reunião preparatória para a instalação da mesa. Do lado brasileiro, participam das discussões membros do Ministério da Fazenda, do Itamaraty, da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O banco, comandado por Aloizio Mercadante, é o principal credor da Venezuela. O país vizinho deve cerca de R$ 3,5 bilhões. O valor, porém, está sujeito à cobrança de juros e mora. Por isso, pode ser maior que o apresentado até o momento.

Já o Ministério das Relações Exteriores enviou ofício à Câmara dos Deputados em que afirma que o Brasil não vai disponibilizar crédito à Venezuela enquanto o país vizinho não quitar suas dívidas.

Fonte: R7

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.