19.05.2025 às 20:52h - São Miguel do Oeste

Sinduscon cobra da prefeitura mais agilidade na liberação de projetos em São Miguel do Oeste

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Sinduscon cobra da prefeitura mais agilidade na liberação de projetos em São Miguel do Oeste
Foto: Divulgação, Internet

O presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de São Miguel do Oeste, Cleonor Mahl, cobrou no sábado, 17, mais rapidez da prefeitura na liberação de projetos de engenharia. Durante entrevista ao programa Peperi Rádio Repórter, ele apresentou um levantamento que mostra o peso do setor na economia do município.

Segundo o estudo, a construção civil representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade e injeta aproximadamente R$ 4 milhões por ano em impostos nos cofres da prefeitura. O setor ainda é responsável por cerca de 5% de toda a receita municipal.

Os dados foram coletados com as seis principais incorporadoras locais e apontam que, nos últimos cinco anos, São Miguel do Oeste ganhou cerca de 1.700 novos apartamentos, em uma área construída de aproximadamente 248 mil metros quadrados. O número não inclui obras públicas ou privadas de menor porte.

Diante desse cenário, o Sinduscon encaminhou ao prefeito Edenilson Zanardi um documento com reivindicações para agilizar os trâmites dos projetos. As principais solicitações incluem, a padronização das análises, a redução da carga de trabalho dos analistas e a diminuição do prazo médio de análise de 180 para 50 dias.

“Esses dados mostram que a construção civil é um motor econômico da cidade. É preciso que os projetos tenham tramitação mais rápida, porque isso impacta diretamente o desenvolvimento”, afirmou Cleonor.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.