19.05.2022 às 11:38h - Frio

Epagri orienta agricultores sobre onda de frio intenso na região

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Epagri orienta agricultores sobre onda de frio intenso na região
Foto arquivo: Cristian Lösch/ Portal Peperi

A gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste emitiu nesta semana algumas orientações para os agricultores sobre a onda de frio que atingiu a região Extremo Oeste nos últimos dias e vai se intensificar ainda mais nesta quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20.

De acordo com o gerente regional, Sidinei Simon, as recomendações visam evitar ou pelo menos minimizar os prejuízos que possam ocorrer visto as baixas temperaturas. Conforme ele, as previsões são de mínimas próximas de 0ºC e por isso requer uma atenção maior por parte dos agricultores e produtores da região.

Ele orientou que as famílias que trabalham com apicultura devem ter um cuidado maior e evitar a abertura das caixas nesse período. Segundo ele, o frio intenso ocasiona o resfriamento do ninho e até a morte de larvas, por isso, a instrução é deixar as caixas fechadas, evitando a grande perda de calor e o maior gasto de energia e alimentos para elevar a temperatura.

Outra dica é iniciar a preparação do alimento proteico para manter o enxame forte e também evitar a pulverização para o controle de varroa, pois com as temperaturas baixas, o ninho pode acabar congelando.

Sidinei Simon lembrou que os agricultores que possuem gado leiteiro, especialmente em período de lactação também devem ter cuidados neste período de frio mais intenso. Ele destacou que é aconselhável deixar esses animais em locais abrigados e fechados, evitando, chuvas, ventos e as baixas temperaturas. Se tratando de pastagens, ele frisou que o frio não deve trazer praticamente nenhuma perda.

Já sobre a piscicultura, Sidinei Simon frisou que temperaturas abaixo de 13ºC por mais de três dias consecutivos podem causar prejuízos e até mortes de espécies, como por exemplo, a Tilápia. Para evitar perdas, os piscicultores não devem realizar a troca de água até que as temperaturas subam novamente.

Simon comentou que as famílias que tiverem dúvidas sobre os manejos nesse período ou então registrarem perdas nas propriedades devem procurar um escritório da Epagri mais próximo para obter mais informações. Ele disse que é fundamental que os produtores tenham em dia o custeio com cobertura do seguro do proagro em casos específicos.

Ele citou ainda cuidados com a safra frutífera, cereais de inverno e hortaliças diversas, porém, pontuou que se tratando dos cereais de inverno, a safra deve ser positiva, resultando em um trigo de qualidade.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.