19.05.2021 às 11:30h - Saúde

Oeste de SC tem 35% de aumento de casos ativos de covid-19 em 15 dias

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Oeste de SC tem 35% de aumento de casos ativos de covid-19 em 15 dias
Divulgação

Em 15 dias, o Oeste de Santa Catarina apresentou aumento de 35,4% no total de casos ativos de covid-19. O salto foi o maior entre as 6 grandes regiões do Estado. Apenas a Grande Florianópolis e o Planalto Norte tiveram redução no número de pessoas em tratamento contra a covid-19 no período. Com 4.880 pessoas nesta terça-feira, 18, o Oeste voltou a ser a região com mais pacientes em tratamento contra a covid-19 no Estado.

Os cálculos são do Painel do Coronavírus, do NSC Total, com base nos dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde. O Oeste foi o epicentro do colapso no sistema de saúde de Santa Catarina entre fevereiro e março. A partir do dia 4 de março, registrou uma vigorosa e constante queda nos números, de quase 71%, que durou até 11 de abril. Saiu de um saldo de 11,3 mil ativos em março para 3,2 mil em abril.

A partir de então, a região estabilizou em torno de 3,5 mil casos ativos até 3 de maio, quando começou a registrar crescimento gradual novamente. No último dia 15 de maio, chegou a ultrapassar a marca de 5,1 mil ativos.

Nos últimos 15 dias, Santa Catarina teve aumento de 7% no total de casos ativos, chegando a 19.511 nesta terça-feira e com tendência de alta para a semana. Desde 5 de abril, o Estado oscila em torno de 20 mil pessoas nessa condição.

Há 45 dias o Estado vive um cenário de estagnação nos números da covid-19, com saldo de mortes, ocupação de UTIs e casos ativos ainda bem elevados em relação, até mesmo, aos dois primeiros picos da pandemia, vividos em agosto e dezembro.

O aumento de casos ativos no Oeste de SC têm sido puxado principalmente pelos municípios menores, com menos de 10 mil habitantes.

Dos 118 municípios que compõem a região Oeste, 68 apresentaram aumento no número de doentes em tratamento contra a covid-19 na última semana. Cidades como Calmon, Coronel Martins, Nova Itaberaba, Paraíso, Riqueza, São Domingos e São Miguel da Boa Vista não tinham pessoas em tratamento contra a covid-19 há 7 dias. Agora, registram até 5 moradores nessa condição.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.