cresol mobile

19.05.2020 às 14:15h - atualizado em 19.05.2020 às 17:00h - Saúde

Instituto Santé deve assumir a administração do Hospital Sagrada Família de Itapiranga em junho

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Instituto Santé deve assumir a administração do Hospital Sagrada Família de Itapiranga em junho

Continua depois da publicidade

A atual direção teve dificuldades para renovar contrato com o SUS. Convênios com o Sistema Único de Saúde encerram no dia 19 de março e por decisão judicial tiveram prorrogação de 90 dias devido à pandemia da Covid-19. Segundo o médico Alexandre Ribas, o hospital fundado pelas irmãs da Sagrada Família, passou para a iniciativa privada em primeiro de abril de 2008. O médico relata que no período de 12 anos foram feitos investimentos superiores a dois milhões de reais em adequações e melhorias.

As dificuldades financeiras para administrar a unidade de saúde foram relatadas em várias oportunidades pela direção devido à defasagem dos valores repassados pelo SUS e à dificuldade em obter recursos públicos. O único convênio é com a prefeitura de Itapiranga para o serviço de plantão à noite, feriados e fins de semana.

O coordenador do Hospital Sagrada Família, lembra que a negociação com o Instituto Santé iniciou em janeiro. O acerto envolveu aumento de repasse de recursos por parte do município. A projeção é de investimentos e ampliação na prestação de serviços como referência regional. O Instituto Santé é mantido pela Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do estado. Na região, o Instituto administra o Hospital de Dionísio Cerqueira e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.