19.05.2017 às 08:26h - atualizado em 19.05.2017 às 18:32h - Economia

Santa Catarina bate recorde de desemprego nos primeiros meses do ano

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Santa Catarina bate recorde de desemprego nos primeiros meses do ano

Uma pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada nesta quinta-feira, 18, revelou que o estado catarinense bateu mais um recorde de desemprego nos três primeiros meses desse ano e alcançou 7,9% de desocupação, ou seja, 297 mil catarinenses estão sem empregos, 78 mil a mais que no mesmo período do ano passado.

Já na comparação com os três últimos meses de 2016, os números são melhores, pois 71 mil pessoas foram empregadas neste ano. Porém, apesar do crescimento, o estado segue ainda com a menor taxa de empregabilidade do país.

Ainda segundo a pesquisa, o índice de desocupação entre brancos é de 7,1%, 10,2% entre negros e 12% entre pardos, sem contar que o nível de trabalhadores com carteira assinada também apresentou queda de 0,03%.

De acordo com o economista e supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, apesar das melhoras das exportações, o emprego ainda patina e nenhuma indústria, comércio ou qualquer outra empresa irá arriscar neste momento.

Cardoso acredita que a taxa de desemprego só irá baixar após sinais claros de medidas que façam a economia voltar a crescer e superar o momento atual vivido pelo país.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.