19.04.2022 às 10:49h - atualizado em 19.04.2022 às 13:50h - Prefeitura
Arrecadação corresponde aos três primeiros meses do ano. A boa notícia foi divulgada pelo Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, André Klunk. De acordo com ele, a arrecadação neste ano tem superado as expectativas e gerado investimentos extras em vários setores.
Em apenas três meses o município já arrecadou mais de 10 milhões de reais. Neste valor não estão inclusos recursos de emendas parlamentares ou repasses dos governos estadual e federal. É apenas a arrecadação de rotina do município gerada a partir da movimentação econômica. Klunk destaca que isso significa 30% superior ao mesmo período do ano passado.
Durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, São João do Oeste teve arrecadação de oito milhões e 100 mil reais. No mesmo período de 2022 o valor atinge R$10.477.000,00. É um acréscimo de mais de dois milhões e meio de reais em apenas três meses do ano.
O Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, cita como destaques no índice positivo o retorno de ICMS, imposto de renda e do Fundeb. Lembra que a inflação proporciona aumento de arrecadação do governo estadual e isso reflete também nos municípios.
De acordo com André Klunk, a receita extra permite ações do governo municipal com aplicação de recursos próprios em várias obras e aquisições. Outra possibilidade com o bom momento nas receitas é aplicação em contrapartida de recursos destinados pelos governos estadual e federal.
A boa saúde financeira da prefeitura possibilita atender antigas demandas na cidade e interior. Investimentos contemplam diferente setores e permitem solução de problemas crônicos. Conforme o Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, o município disponibiliza mais de um milhão de reais em programa de captação de água, além do aumento no valor pago no Programa de Bônus Agrícola.
André Klunk cita ainda valores significativos aplicados em captação de água do Rio Jundiá até a Estação de Tratamento, na comunidade de Beato Roque. As ações incluem medidas a curto, médio e longo prazo. Desafio é manter o equilíbrio nas contas e realizar investimentos, aproveitando as sobras no orçamento do município.
A inflação também gera aumento de custos para os cofres da prefeitura. Despesas com combustíveis e compra de materiais exigem atenção nos gastos públicos. O Secretário André Klunk, cita como exemplos de reajuste significativo nos preços em material de construção, equipamentos e na compra de máquinas. Ele cita que a prefeitura tem feito diversas aquisições de máquinas e veículo, visando a renovação da frota e redução no custo de manutenção.
Klunk observa que o custo benefício do aumento de arrecadação e acréscimo nas despesas exige controle nos gastos e prudência nos investimentos para garantir a saúde financeira em bom nível nas contas públicas.
Comentar pelo Facebook