19.03.2020 às 19:25h - Coronavírus

Argentinos que estavam em SC formam filas para retornar ao seu país

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Argentinos que estavam em SC formam filas para retornar ao seu país
Sandro Barcello / Rádio Fronteira

Dezenas de argentinos que estavam no Litoral de Santa Catarina tentam voltar para o país de origem nesta quinta-feira (19). No fim da tarde o grupo estava retido no Passo Internacional, que fica entre a aduana de Bernardo de Irigoyen (Arg) e Dionísio Cerqueira (BR). A maioria dos turistas estavam principalmente em Balneário Camboriú.

Com o decreto do governo catarinense que suspendeu serviços não essenciais e barrou a entrada em praias, os estrangeiros se sentiram forçados a voltarem para a Argentina.São aproximadamente 100 pessoas e 30 carros que foram barrados pelas Forças Armadas da Argentina de regressarem ao país, temporariamente.

Após a identificação de cada argentino, o grupo deve passar por avaliação de pressão arterial e temperatura, conforme o protocolo. O exame é feito por um médico das Forças Armadas.

Depois da avaliação médica, eles deverão retornar para casa em condição de quarentena, uma vez que a argentina aplica duros protocolos de contenção ao Covid-19.

Dionísio Cerqueira tem primeiro caso suspeito

Na manhã desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira notificou o primeiro caso de Covid-19. Segundo o secretário, Deniz da Rocha, a paciente reside em Barracão/PR e teria apresentado sintomas característicos ao vírus, após retornar de uma viagem a um estado da Federação, com casos confirmados.

A equipe do Hospital l e Vigilância Epidemiológica de Dionísio Cerqueira realizaram o atendimento e a coleta de material para exame no Laboratório Central, em Florianópolis, para a devida investigação.

Conforme critérios do Ministério da Saúde, a paciente foi avaliada pela equipe médica e assinou termo de consentimento, responsabilizando-se a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, conforme protocolo ministerial. A Vigilância Epidemiológica efetuou a comunicação da ocorrência ao setor responsável do Estado de Santa Catarina

Fonte: ND Mais

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.