19.02.2024 às 19:26h - atualizado em 19.02.2024 às 19:34h - Saúde

SAMU de Itapiranga registra aumento de atendimentos

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

SAMU de Itapiranga registra aumento de atendimentos
Foto: Eliton Machado/Rede Peperi

SAMU de Itapiranga registra aumento de atendimentos pré-hospitalares e também presta auxílios aos bombeiros. A informação é da Técnica de Enfermagem e coordenadora do SAMU, em Itapiranga, Adelise Feyh. De acordo com ela o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem uma unidade básica no município, porém com acionamento bastante frequente. Ela explica que atualmente a equipe tem atuado também em auxílio ao Corpo de Bombeiros de Itapiranga, que possui uma ambulância sem condições de uso e restringe o seu serviço com apenas um veículo para os primeiros socorros. Adelise informa que o SAMU de Itapiranga registra aumento nos atendimentos e já conta com média de 50 acionamentos por mês em diferentes situações.


O serviço prestado é de pré-hospitalar e também de transferência de pacientes entre hospitais. A equipe é composta por quatro técnicas de enfermagem e quatro motoristas socorristas, com acionamento pelo telefone 192 e sede no quartel dos bombeiros./ A Coordenadora considera que a equipe tem boas condições de prestar atendimento eficiente. Adelise Feyh informa ainda que a unidade de Itapiranga vai receber nova ambulância, conforme o anúncio da Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. A coordenadora observa que a recomendação é para ocorrer troca das ambulâncias do SAMU a cada cinco anos. O novo veículo deve ser entregue no mês de março e vai permitir mais tranquilidade na prestação dos serviços a comunidade.


Equipe do SAMU realizar capacitação aos profissionais da educação de Itapiranga. Treinamento ocorre em virtude da Lei Lucas, em vigor desde 2021. Conforme a técnica de Enfermagem Adelise Feyh, a capacitação em primeiros socorros contemplou quase 200 profissionais da área de educação de rede municipal de ensino. Ela afirma que é fundamental que as pessoas que trabalham com crianças tenham calma no momento de incidentes, como quedas, lesões, obstrução de vias aéreas e paradas cardiorrespiratórias. Segundo Adelise, a capacitação envolveu professores e funcionários, que demonstraram grande interesse e destacaram a importância da capacitação para prevenir e agir corretamente em situações que ocorrem no ambiente escolar.

Foto(s): Eliton Machado/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.