19.01.2026 às 17:18h - Saúde
A Farmácia Municipal de Itapiranga registra grande demanda por medicamento. Segundo a responsável técnica da farmácia do município, Cheila Dall Agnol, os feriados de Natal e Ano Novo proporcionaram vários dias sem atendimento aos moradores. Com a retomada neste ano, foi registrado um aumento significativo de pessoas.
A farmacêutica destaca que a demanda é bastante diversificada, atendendo pessoas que realizam tratamento contínuo, atendidas pela farmácia básica com medicamento para diabetes e hipertensão e tratamento recomendado pelos médicos das unidades de saúde.
Cheila Dall Agnol também destaca o componente especializado de assistência farmacêutica que atende doenças específicas com medicamentos mais caros que seguem protocolo da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Outro atendimento é dos pacientes que ganham ação judicial, que ingressam com uma ação e o judiciário determina que o governo estadual pague o tratamento.
Diante deste cenário de grande movimento, o município também recebe denúncias de medicamentos descartados de maneira incorreta. O município ainda não tem um programa específico para a recolha de medicamentos que não foram usados. “Podem levar nas unidades de saúde ou entregar para agentes de saúde que trazem, fizemos o descarte correto” afirma.
Desde o ano passado o município disponibiliza caixa para pacientes que usam insulina. Agulhas e outros materiais usados em tratamentos.
Em 2025 foram 72 mil atendimentos na Farmácia Municipal de Itapiranga. 2026 iniciou com movimento maior que o normal. Em apenas 10 dias em janeiro já foram 2.800 atendimentos.
Comentar pelo Facebook