19.01.2023 às 10:52h - Geral

Encontros para definir nova diretoria da Fetraf serão realizados em fevereiro

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Encontros para definir nova diretoria da Fetraf serão realizados em fevereiro
Imagem: Fetraf/Divulgação

A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Catarina vai realizar no mês que vem um roteiro de encontros nas oito microrregiões espalhadas pelo Estado.

De acordo com o coordenador da Fetraf, Jandir Selzler, a ação faz parte de um cronograma definido pela federação para discutir a eleição da nova direção estadual da entidade, além das direções dos sindicatos em cada município catarinense. A eleição de fato está marcada apenas para o segundo semestre deste ano, porém, para ele, é preciso iniciar as conversas em breve para discutir as ações referentes ao processo eleitoral da Fetraf.

Jandir afirmou que a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Catarina conta atualmente com 25 técnicos que acompanham mais de 600 famílias, sendo ao todo, 620 famílias acompanhadas pela entidade.

Ele explicou que a ação faz parte de um projeto que visa garantir a redução dos custos, a elaboração de um planejamento e também a promoção da qualidade das sementes cultivadas nas lavouras. Ele citou que na região, as famílias acompanhadas são de ao menos seis municípios, sendo de Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Guarujá do Sul, Princesa, Guaraciaba e São José do Cedro.

Jandir declarou que a Fetraf de Santa Catarina pretende intensificar neste ano as cobranças em relação a implantação das políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural na agricultura familiar. Isso deve ocorrer visto os novos mandatos dos eleitos a nível estadual e federal, sendo que na sua visão, é fundamental o retorno dessas políticas para garantir o melhor desempenho da atividade.

Ele disse que com a reativação do Ministério de Desenvolvimento Agrário, a política de Assistência Técnica e Extensão Rural na agricultura familiar deve ser integrada para que possa ser avançado nos investimentos dentro da propriedade rural. Ele explicou que a Fetraf defende essa integração da Assistência Técnica e Extensão Rural na agricultura familiar pois acredita que através dela será possível garantir a renda aos agricultores e também a sua permanência no campo.

Jandir Selzler também apoiou a criação de políticas para a agricultura a nível de estado e citou que boa parte da arrecadação estadual provém deste setor que teve imensos prejuízos em anos passados. Ele lembrou que a atividade responde por 33% da arrecadação de Santa Catarina e declarou que o setor é um dos responsáveis por manter o Estado em funcionamento.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.