19.01.2023 às 10:53h - Educação
O Sinte de Santa Catarina está refazendo o processo de recolha das assinaturas para que haja a queda dos 14% que atualmente são descontados nas folhas de pagamento dos professores já aposentados no estado.
De acordo com o secretário de Formação, Aldoir Kraemer, dois pontos irregulares foram constatados pelo Tribunal de Contas do Estado e por isso foi solicitado para que o sindicato refaça a coleta das assinaturas.
Ele explicou que em determinados casos uma pessoa assinou mais de uma vez o documento, e em outros casos, alguns profissionais não possuem o título eleitoral em Santa Catarina.
Ele pontuou que o documento no estado é um fator exigido para fazer parte dessa ação e por conta dessas duas questões, o Sinte já está refazendo a coleta das 15 mil assinaturas para reencaminhar à Assembleia Legislativa e ao TCE o novo pedido para a derrubada dos descontos aos aposentados.
Conforme Aldoir, a ideia é fazer esse procedimento antes do começo das sessões na Alesc, marcada para o mês que vem, por isso ele alertou que dessa vez a coleta de assinaturas deve ser feita com cuidado para evitar que essas ou outras situações possam invalidar o trabalho. Ele também pediu atenção por parte dos coordenadores regionais do sindicato em todas essas questões.
O secretário comentou que o novo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se comprometeu em rever a situação dos 14% que são descontados dos aposentados, porém, não garantiu se vai extinguir esse item da folha de pagamento.
Aldoir Kraemer disse que o sindicato estadual já marcou uma audiência com o governador para discutir sobre essa e outras questões importantes para a categoria e adiantou que vai solicitar o Piso Nacional do Magistério e a Descompactação da Tabela Salarial, além da realização de novos Concursos Públicos.
Ele salientou que em relação ao reajuste, será solicitado a aplicação dos novos valores em toda a tabela, ou seja, na carreira total do magistério catarinense.
Comentar pelo Facebook