18.11.2025 às 15:22h - atualizado em 18.11.2025 às 16:03h - Geral

Marinha do Brasil promove curso para condutores de embarcações em Itapiranga

Rádio itapiranga

Por: Rádio itapiranga Itapiranga - SC

Marinha do Brasil promove curso para condutores de embarcações em Itapiranga
Foto: Divulgação, Ascom

Capacitação será exigida para quem explorar diferentes tipos de navegação no Rio Uruguai. O curso será promovido por meio do Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de Santa Catarina. As inscrições já estão disponíveis e seguem até o dia 27 de novembro. O curso de formação de aquaviários, marinheiro fluvial auxiliar de convés e de máquinas - nível 2, é destinado para homens e mulher acima de 18 anos.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira, as aulas serão no quartel do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, no período de quatro a 19 de dezembro, com total de 90 horas de aula para receber o certificado.

O Secretário destaca a grande utilidade para pessoas que trabalham com pesca esportiva, passeio de barcos ou funcionários das barcas em Itapiranga, em Sede Capela, interior de Itapiranga e Mondaí. Alexandre Siqueira observa que a Marinha tem atuação federal e sem restrições para capacitar pessoas de diferentes estados.

O Secretário menciona ainda a projeção de aumento da fiscalização sobre o trânsito de embarcações, desde barcos que realizam o transporte de pessoas, além do aumento do turismo de passeios e de pesca esportiva no Rio Uruguai. Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira cita que o curso se destina ao preparo de profissionais para ingresso no transportam passageiros, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos para as Capitanias.

O Processo Seletivo para admissão no Curso de Formação de Aquaviários, é estabelecido a partir do Programa do Ensino Profissional Marítimo. Serão disponibilizadas 16 vagas. Podendo participar candidatos de ambos os sexos, desde que apresentem toda documentação relacionada.

De acordo com o Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira, normalmente estas capacitações ocorrem em cidades do litoral e agora as pessoas envolvidas em navegações no Rio Uruguai terão oportunidade de realizar o curso em Itapiranga. Alexandre Siqueira comenta que a Marinha deverá ampliar a fiscalização a partir do próximo ano, pois está sendo ofertada a capacitação necessária.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.