18.11.2022 às 11:21h - Geral
Os eleitores que não votaram no primeiro ou no segundo turno das eleições ocorridas no mês passado em todo o país devem ficar atentos aos prazos finais para executar esse procedimento. De acordo com o chefe da 82ª Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, Alex Gonçalves, para quem não votou no primeiro turno o prazo termina em primeiro de dezembro e para quem não votou no segundo turno o prazo final é no dia nove de janeiro.
Dessa forma, quem deixou de votar em ambos turnos precisa apresentar duas justificativas separadamente, respeitando dessa forma o prazo de cada uma delas. A justificativa dos votos tanto do primeiro como do segundo turno pode ser feita pela internet através do site do Tribunal Regional Eleitoral.
O endereço eletrônico é o www.tre-sc.jus.br. Nesse site consta um link onde o eleitor poderá anexar os documentos que comprovem o motivo da ausência nos dias de votação. Caso não haja provas e o eleitor simplesmente deixou de votar, ele terá que pagar uma multa no valor de R$ 3,50. Essa guia pode ser emitida no próprio site do TRE para posterior pagamento.
Alex Gonçalves lembrou que os eleitores que não possuem acesso à internet ou encontram dificuldade para executar o procedimento podem estar procurando o cartório eleitoral para fazer a justificativa. Ele pontuou que o cartório também está apto para receber o valor da multa, além de realizar alterações no cadastro do eleitor e transferências de domicílios se necessárias. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira entre 12h e 19h no prédio da Rede Peperi de Comunicação em São Miguel do Oeste. Ele frisou que para mudanças de domicílio o eleitor precisa comprovar seu vínculo com o município que deseja pedir a transferência.
O profissional afirmou que aqueles que não justificarem seus votos nos prazos estabelecidos ficarão com pendências com a Justiça Eleitoral. Dessa forma o eleitor fica impedido de emitir passaporte e também de realizar empréstimos bancários, além de outras situações. Essas restrições ficam ativas até que a situação seja regularizada.
Questionado sobre o número de abstenções nos cinco municípios atendidos, Alex Gonçalves declarou que foram mais de três mil eleitores que deixaram de votar no segundo turno das eleições deste ano. Dos cinco municípios atendidos pela 82ª Zona Eleitoral, o maior índice de abstenções foi registrado em Romelândia. No local, cerca de 20% do eleitorado, o que representa mais de 800 pessoas, não compareceram às urnas no último dia 30 de outubro.
Em seguida aparece em termos percentuais os municípios de Paraíso e Barra Bonita com 17%, sendo quase mil eleitores faltosos juntando os dois municípios. Por último, Anchieta e Guaraciaba registraram 14% de abstenção, totalizando cerca de dois mil eleitores que não votaram no segundo turno.
O chefe da 82ª Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, Alex Gonçalves, comentou que esses índices englobam pessoas que não residem mais nesses municípios e idosos que não são mais obrigados a votar. Para ele, apesar disso, os números são expressivos e preocupantes.
Comentar pelo Facebook