18.10.2025 às 11:24h - atualizado em 19.10.2025 às 15:14h - Agricultura
A previsão de mais frio para a próxima semana causa expectativa para o desenvolvimento das lavouras de milho. Segundo o Analista de Pesquisa da Epagri, Haroldo Tavares Elias, as lavouras de milho apresentam crescimento satisfatório, apesar das intensas chuvas e frio. Ele chama atenção que abaixo de 15 graus o clima passa ser prejudicial nesta época do ano.
O Analista de Pesquisa menciona que pouca luminosidade provoca lentidão no desenvolvimento das plantas de milho e a primavera tem registrado um cenário de chuva e temperatura de pouca elevação. Como fator positivo Tavares menciona a baixa incidência da Cigarrinha, uma praga que causou elevados prejuízos em anos anteriores.
A Epagri realiza monitoramento constante e até o momento a Cigarrinha não causa preocupação. Santa Catarina tem registrado aumento na área de plantio de milho. Já a soja diminuiu após 10 anos de crescimento nas áreas plantadas. Haroldo Tavares observa que a região tem uma situação diferente de outras regiões do estado, com foco voltado para a silagem.
“O Extremo Oeste concentra 60% da área cultivada de milho silagem em função da forte presença da bovinocultura de leite. Em função disso a área de milho silagem cresceu um pouco também” destaca.
O Analista de Pesquisa da Epagri, considera que o cenário mundial é de boa oferta de milho, devido a safras positivas nos Estados Unidos e Argentina. Tavares salienta que o mercado interno do milho é muito forte, visando a produção de rações e etanol. O Analista menciona que o preço do milho segue em média de R$ 60 no Estado. O valor pode sofrer leve alta, devido ao período de entre safra até final do ano, ocorrendo redução dos estoques.
Comentar pelo Facebook