cresol mobile

18.10.2020 às 09:41h - atualizado em 18.10.2020 às 19:18h - Saúde

Médico relata trajetória profissional de 35 anos em Iporã do Oeste

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Médico relata trajetória profissional de 35 anos em Iporã do Oeste

Continua depois da publicidade

Neste domingo, dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico.

Luiz Carlos Barbosa atua em Iporã do Oeste desde setembro de 1985, e este ano, completa 35 anos de profissão no município. Natural de Rosário, Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Barbosa se formou como médico em Santa Maria, e sua carreira profissional iniciou e até hoje segue em Iporã do Oeste.

Ele recorda que quando chegou ao município trabalhou no antigo hospital de Mondaí, do qual Iporã era distrito. O profissional atuava junto com Julio Lasta, que também está há anos em Iporã do Oeste. Os dois médicos ficavam 15 dias de sobreaviso cada um.

Como não havia celular, Barbosa lembra que os médicos até podiam ficar em casa, perto do hospital, mas sempre perto do telefone fixo para o caso de uma emergência. Caso o médico que estava de plantão precisasse sair era necessário avisar a equipe do hospital.

O médico ressalta que no início da profissão era responsável pelas cirurgias, cesarianas, partos, anestesias, e cuidava ao mesmo tempo da mãe e do bebe. O médico também se especializou no trabalho com ultrassom e medicina do trabalho.

Ele considera Iporã do Oeste um bom município para trabalhar e morar, tanto que passou em um concurso do INSS, mas como havia necessidade de mudar para Maravilha optou por permanecer aqui.

Na sua trajetória profissional em Iporã do Oeste, Luiz Carlos Barbosa também foi vereador durante dois mandatos.

Ele diz que tem muitas histórias para contar de sua vida profissional, como a realização de partos da mãe e depois também da filha.

Barbosa possui duas filhas médicas, uma especialista em radiologia e a outra é ginecologista. O médico enfatiza que reduziu um pouco sua carga horária, mas pretende continuar na profissão até sua saúde permitir.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.