18.10.2018 às 15:24h - atualizado em 18.10.2018 às 16:25h - Saúde

Médico e vice prefeito comemora seu dia após 43 anos de profissão

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Continua depois da publicidade

Médico e vice prefeito comemora seu dia após 43 anos de profissão

Continua depois da publicidade

Vice-prefeito de Itapiranga, médico pediatra, Fernando Girardi tem 43 anos de profissão. Ele destaca que esta quinta-feira, 18, não é feriado como em algumas outras profissões, mas é uma data significativa para a classe. Há 40 anos atuando em Itapiranga, chegou em janeiro de 1978, tem plano de permanecer trabalhando no município até a aposentadoria. Girardi faz uma avaliação da saúde pública nas últimas quatro décadas e destaca a grande evolução. Lembra que ficou no passado a realidade de sofrimento por uma ficha do extinto INPS, que provocava longas filas para atendimento nas unidades de saúde.

Salienta que doenças consideradas graves e comuns, como tétano neonatal, difteria e coqueluche, não fazem mais parte da rotina da saúde. O médico observa que no início de seu trabalho era comum famílias terem integrantes com doenças graves que causavam mortes ou sequelas. O pediatra reconhece que a saúde pública ainda enfrenta problemas com grande demanda e o constante impasse entre disponibilidade de recursos e necessidade de atendimento.

Fernando Girardi aponta como grande destaque a prevenção de várias doenças, que reduziu ou até eliminou a ocorrências de algumas delas. A vacinação é apontada como referência em ação que apresenta resultado positivo. O vice-prefeito de Itapiranga lamenta a carência de profissionais, justamente em sua área, a pediatria. Desde janeiro de 2017 o governo municipal busca a contratação de um profissional para atuar no município e até o momento nada foi concretizado.

Foto(s): Diógenes Di Domenico/ Portal Peperi

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Nedel Celulares.

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.